Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) recebeu nesta terça-feira, dia 09, a visita de representantes da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), ligado ao Ministério da Integração Nacional (MIN). O objetivo do encontro é que os técnicos do Ministério conheçam os projetos de irrigação em andamento no Estado, bem como sugerir medidas para a otimização dos mesmos, com base no Plano Nacional de Irrigação.

Participaram do encontro o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, representantes da Diretoria de Irrigação e Drenagem da Seagro, um integrante da equipe de transição do Governo do Estado, Igor Nascimento, além do coordenador do Departamento de Políticas de Irrigação do Senir, Álvaro Eleutério da Silva, e o analista de infraestrutura da pasta Caio Vinicius Leite.

Segundo Padua, o tema é de extrema importância, já que existe um enorme potencial do Tocantins para a agricultura de irrigação. “Esta é uma ferramenta que permite a produção durante todo o ano, independente do regime de chuvas, o que garante a renda do produtor das regiões mais secas”, frisou.

Plano

Durante a reunião, o diretor de Irrigação e Drenagem da Seagro, João Carlos Farencena, apresentou o Plano Estadual de Irrigação, além das particularidades da região e os projetos do setor que estão em andamento no Tocantins. Segundo ele, no Estado existem 4.858.146 hectares com potencial para a agricultura de irrigação.

Em seguida, o analista de infraestrutura da Senir, Caio Vinícius Leite, apresentou o Plano Nacional de Irrigação, bem como planos elaborados por outros estados. O objetivo é fornecer ao Tocantins o fundamento para a adaptação de seu plano. “O Estado deve ser protagonista da política estadual de irrigação, de acordo com suas realidades, aptidões e limitações, e buscando também a parceria com os demais órgãos do governo”, disse Leite. (Ascom Seagro)