Geral

A Secretaria Municipal da Mulher na cidade de Tocantinópolis manifestou por meio de nota, repúdio ao discurso do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) no plenário da Câmara na última terça-feira, 09. De acordo com a Secretaria, às atitudes do deputado foram machistas e violentas e ainda entende que todos os partidos políticos deves apoiar as propostas de punição para que o ato cometido pelo deputado seja punido.

A Secretaria Municipal da Mulher ainda salientou sua luta por uma sociedade livre de toda e qualquer exploração, bem como de todas as formas de opressão.

Dorinha Seabra

A deputada Dorinha Seabra (Democratas-TO) comentou o caso ao Conexão Tocantins na quarta-feira, 10. Dorinha manifestou repúdio à fala do deputado, que segundo ela, foi irresponsável e criminosa.

Entenda

O deputado Bolsonaro fez discurso endereçado a colega Maria do Rosário (PT-RS) onde afirmou que não a “estupraria” por não merecer. A fala do deputado no plenário da Câmara foi a seguinte: “não saia, não, Maria do Rosário, fique aí. fique aí, Maria do Rosário. Há poucos dias você me chamou de estuprador no Salão Verde e eu falei que eu não estuprava você porque você não merece. Fique aqui para ouvir", afirmou Bolsonaro.

Confira nota da Secretaria na íntegra

A Secretaria Municipal da Mulher da cidade de Tocantinópolis – TO, criada em 25 de março de 2013, através da Lei Municipal nº 907/2013, vem manifestar publicamente seu repúdio às atitudes machistas e violentas praticadas pelo Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), por ofensas que ele dirigiu à Deputado Federal Maria do Rosário (PT-RS), em na sessão da tarde da última terça-feira (09/10/2014).

Damos nosso total apoio às posturas da companheira que, além da denúncia política, fez todas as denúncias criminais cabíveis ao caso – violência física, moral e psicológica que se enquadra na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Vale destacar que 25 de novembro, ocorrido a duas semanas atrás é o Dia Internacional contra a Exploração da Mulher e 6 de dezembro é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim de Violência Contra as Mulheres”. Neste sentido, entendemos que todos os partidos políticos devem apoiar as propostas de punição exemplar, para que este ato hediondo cometido pelo Deputado Jair Bolsonaro não fique impune.

Nesse sentido, se a nossa luta é por uma sociedade livre de toda e qualquer exploração, bem como de todas as formas de opressão. Compreendemos que começar a construir, cotidianamente, dentro de nossas organizações sociais, novas formas de relações sociais, é um passo essencial para superar estes problemas. Assim, compreendemos que são as situações concretas e, fundamentalmente, os nossos posicionamentos frente a elas que podem fazer avançar a luta contra essas formas de opressão.

Finalizamos reafirmando nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de extermínio, violência e opressão.

Por um mundo sem racismo, sem machismo, sem violência, sem opressões!

Secretaria Municipal da Mulher de Tocantinópolis/TO

09 de Dezembro de 2014