Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Valério Zelaya

O prefeito de Palmas e presidente do Consórcio Intermunicipal do Lago (CI Lago), Carlos Amastha, reuniu-se na manhã desta sexta-feira,12, com prefeitos e representantes dos municípios participantes, para discutir e avaliar as ações deste ano e planejar as atividades de 2015.

"Nosso objetivo é colher resultados práticos das articulações que o Conselho tem realizado em 2015", informou o diretor técnico do CI-Lago, Itamar Xavier. Entre as ações previstas, estão a implantação do sistema de pesca via tanques-rede, ações de desenvolvimento da bacia leiteira na região e a implantação de uma TV Educativa que contemple os municípios consorciados. No caso da TV, o objetivo é participar de edital do Ministério de Ciência e Tecnologia direcionado a municípios consorciados.

Já o prefeito Amastha frisou que existem muitos projetos em que os municípios podem trabalhar em conjunto, tendo suas ações fortalecidas. “Há algumas vantagens que podemos  conseguir via Consórcio, por isso precisamos mostrar que somos fortes”.

Na ocasião, o Prefeito anunciou também que nos próximos dias será inaugurada a Praça do Consórcio CI-Lago, localizada na Avenida Teotônio Segurado, esquina com a Avenida I. “Esta é uma forma de homenagearmos esses municípios e reforçarmos nosso compromisso”, disse.

Fiscalização Ambiental

Outra importante articulação é a implantação da fiscalização ambiental metropolitana, na região dos municípios consorciados, o que dará autonomia aos órgãos de fiscalização ambiental para agir no  perímetro dos municípios que compõem o  CI-Lago. “A exemplo dos vizinhos  Palmas e Porto Nacional,  em que as equipes de Palmas poderão fiscalizar áreas como Luzimangues, vizinhas à Capital”, explicou Xavier.

O CI-Lago é formado pelos municípios impactados pelo Lago da Usina Luiz Eduardo Magalhães, Palmas, Lajeado, Miracema, Tocantínia, Porto Nacional, Brejinho e Ipueiras. Dentre as finalidades do Consórcio, está a realização de projetos de desenvolvimento sustentável para a região. (Secom Palmas)