Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove na próxima semana, de 15 a 19 de dezembro, a inauguração de hortas agroecológicas sustentáveis, em seis municípios da região sudeste do Tocantins. A ação faz parte do Programa Qualidade na Mesa, fruto de um convênio celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Caixa Econômica Federal.

De acordo com o Assessor Técnico do Ruraltins, responsável pelo setor de olericultura, Valdivino Fraga de Melo, o programa promove o plantio de hortaliças e frutas em pequenos espaços adotando as práticas do projeto de Produção Agroecológica Sustentável (PAS), no modelo circular irrigado. O cultivo dos alimentos é feito com uso de adubação orgânica sem nenhum produto químico.

“O convênio firmado prevê a implantação de 17 hortas, sendo que quatro já foram entregues, nove estão concluídas e serão inauguradas a partir de segunda – feira, 15, e as outras quatro em 2015. No total, 255 famílias serão beneficiadas pelo programa. Cada horta sem bem conduzida chega a gerar uma renda de R$ 5 mil por mês”, disse o assessor.

Segundo Valdivino, em cada estrutura da pra cultivar olericulas de A a Z, pois o canteiro possui doze anéis. Em cada um pode ser plantadas quatro espécies diferentes de alimentos. “O entorno da horta é aproveitado ainda para a criação de aves e no centro é feito um criatório de peixes. Essa prática reduz em 60% o ataque de insetos, pois o primeiro controle é feito pelas aves e o segundo no tanque dos peixes. Nesse caso a luz colocada no tanque atrai os insetos que caem na água servindo de alimento para os peixes que estão sendo criados, reduzindo assim os gastos com a ração”, explica o assessor.

Em Arraias, município que já recebeu o projeto, conduzido desde o inicio pelos técnicos do Ruraltins, as famílias já comemoram os resultados. Lá, os moradores da Comunidade Cajueiro produzem cenoura, beterraba, abobrinha, cheiro verde, cebolinha e frutas, além de frango. Os produtos reforçam a alimentação e o excedente está sendo vendido no comércio, conforme informações de uma das beneficiarias do programa, Maria da Conceição.

Entrega

Na segunda –feira, 15,  às 15h, a  Associação Esperança Nossa, localizada no município de Dianópolis  receberá o Dia de Campo sobre produção agroecológica sustentável.

Já no dia 16/12, às 09h, a Comunidade Jacuba, localizada no município de Natividade, receberá a horta agroecológica e às 15 h, a  Comunidade Boa Vista dos Torres, em Ponte Alta do Bom Jesus, também será contemplada com a entrega.

Na quinta-feira, 18, às 09h, a beneficiada será a  Comunidade Recanto das Águas, localizada no município de Lavandeiras. No período da tarde, às 15h, o Assentamento São Miguel, localizado no município de Taguatinga, receberá a horta.

Encerrando a maratona de entregas da horta agroecológica do projeto PAS (Produção Agroecológica Sustentável), às 9h, a Comunidade Barra do São Pedro, situada no município de Conceição será a beneficiada. (Ascom Ruraltins)