Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Ascom TJ

Uma noite para propagar a paz, assim foi o encerramento da V Mostra de Cultura e Arte do Centro de Ensino Infantil do Tribunal de Justiça do Tocantins, realizada na noite desta segunda-feira (15/12). Os alunos, de 2 a 5 anos, encantaram pais e familiares durante a apresentação do espetáculo "A paz está em nossas mãos". O evento ocorreu no auditório juiz Feliciano  Machado Braga e contou com a presença da presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente.

Seguindo um enredo em busca da paz, narrado pela diretora geral do CEI, Luciana Fagundes e pelo servidor Jadir Oliveira, as crianças encenaram e dançaram. Os pequenininhos trouxeram temas como as "Cores do Mundo", "Paz e Amor", "Caminho da Paz", tratando de valores como a amizade, bondade e cuidado com o próximo. 

Para encerrar muita emoção, acompanhados do professor de música Lauriano Celso Rosa Filho e de inglês Mônica Alencar as crianças tocaram flauta doce e cantaram Happy Xmas, de John Lennon.

"A maior emoção da vida", afirmou Maria Vera Nogueira ao ver o filho Lucas Filemon, de 4 anos, se apresentar. O servidor Luciano Ramiro, pai da Giovana, de 5 anos, também saiu encantado. "Foi bom demais, não tem explicação, ver o desenvolvimento das crianças emociona todo mundo".

A coordenadora geral do CEI agradeceu o apoio dos pais e do Tribunal de Justiça na realização do evento. "Esse é o resultado do nosso trabalho neste ano de 2014, valores importantes na busca pela paz foram trabalhados com as crianças. Ver o desenvolvimento deles é a nossa recompensa", afirmou Luciana. 

Premiações

Ao final das apresentações a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, parabenizou toda a equipe do CEI. A magistrada relembrou os últimos prêmios recebidos pela escola como as premiações nacionais, a  professora Maria Áurea foi vencedora do Professores do Brasil do MEC com o projeto "Meus avós são estrelas" e as professoras Ana Paula Ribeiro e Rosilene Guedes, receberão o Prêmio Cidadania Brasil pelo projeto "CEI no mundo da leitura".

Outra novidade é que em janeiro o Centro de Educação Infantil será o primeiro da região Norte a receber a Chancela da UNESCO.

"Eu só tenho que parabenizar toda a equipe, foi um ano de muitos desafios, mas também de grandes conquistas, foi uma vitória atrás da outra. Que Deus continue iluminando todos vocês para que continuem fazendo esse brilhante trabalho", afirmou a presidente do TJTO. Na oportunidade a desembargadora também desejou a toda a família do Poder Judiciário um feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Exposição

Encerra nesta terça-feira (16/12) a exposição de obras confeccionadas pelos alunos do CEI durante o decorrer do ano de 2014. Com o tema “criar e inovar através da arte”, os trabalhos expostos tiveram materiais reciclados como matéria prima. O intuito foi mostrar às crianças que é possível desenvolver arte com materiais antes considerados descartáveis.

As peças estão expostas no hall do Tribunal de Justiça do Tocantins e foram apreciadas por visitantes e também pela desembargadora Ângela Prudente. "Uma peça mais linda que a outra, estou encantada", declarou a presidente do TJTO. (Ascom TJ)