Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Balanço do resultado do 1º Mega Leilão Tocantins aponta que quase 10 mil cabeças de gado foram comercializadas no evento, considerado o maior já realizado no Estado. De acordo com informações das empresas organizadoras, foram registrados R$ 9,6 milhões em vendas. Mais de mil pessoas compareceram no recinto no domingo, 14, em Divinópolis (143 km de Palmas).

O levantamento foi concluído no final da tarde dessa segunda-feira, 15.

Com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi, o leilão teve 10h30 de duração, sendo finalizado por volta de meia-noite. “Sucesso absoluto. Estamos muito satisfeitos com os resultados, o que comprova o potencial do Tocantins também na pecuária de corte”, disse Alex Bahia, da Alex Bahia Leilões, um dos organizadores. Bahia fez questão de destacar a qualidade do gado ofertado. “Muito importante a qualidade do gado, a genética dos animais principalmente por ser produção própria de pecuaristas do nosso Estado”, complementou.

Para Divino Cabral, da Divinópolis Leilões, a ideia do Mega Leilão foi abraçada pela classe e em 2015 haverá a segunda edição. “Liquidez dentro do que esperávamos, produtos de qualidade e participação dos principais pecuaristas do Estado são alguns dos argumentos que atestam e ratificam o potencial do Tocantins nesse segmento”, disse Cabral, homenageado na abertura dos trabalhos por sua atuação de quase 40 anos no setor.

Segundo Cabral, além do gado levado à pista no recinto do leilão em Divinópolis, houve comercialização de lotes ofertados virtualmente. “A transmissão pelo Canal do Boi permitiu este recurso de ofertar animais filmados nas propriedades, aumentando a quantidade da oferta”, ressaltou.

Já Mauronei Bordinassi, da Nova Era Leilões, também fez questão de comentar o aspecto da qualidade ofertada no leilão. “O volume de animais produtos de inseminação artificial agregou valor com a melhor genética da atualidade para se obter o novilho precoce. E, portanto, maior produtividade para a pecuária tocantinense”, disse.

Na opinião do leiloeiro Eduardo Gomes, que conduziu o evento, a força da pecuária do Tocantins foi novamente comprovada. “Este evento é um marco na história dos leilões no Tocantins. Tenho 30 anos de atividades no Estado e este foi o maior evento realizado aqui em toda sua história e um dos cinco maiores do Brasil neste ano. Isso atesta o crescimento com qualidade do rebanho comercial de nossa pecuária e que reflete diretamente na qualidade da carne que estamos produzindo.”

O leilão foi prestigiado por empresários, produtores rurais e moradores de várias cidades da região. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, e o deputado estadual eleito Júnior Evangelista. O Mega Leilão foi organizado pela Divinópolis Leilões, Nova Era Leilões. Fazenda Pé do Morro e Alex Bahia Leilões. (Ascom Norte Agro)