Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Manoel Pires presidirá o TCE  durante o biênio 2015/2016 Manoel Pires presidirá o TCE durante o biênio 2015/2016
  • E/D conselheiros André Matos, Manoel Pires dos Santos e Severiano Costandrade

Na última Sessão Ordinária do Pleno de 2014, na tarde desta quarta-feira, 17, o conselheiro Manoel Pires dos Santos foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Tocantins para gestão 2015/2016. Para a vice-presidência, foi eleito o conselheiro Severiano Costandrade e corregedoria, o conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves. A nova diretoria deve tomar posse em janeiro.

“O TCE/TO está muito maduro e me sinto lisonjeado em presidir a Casa nestes dois anos”, destacou o presidente eleito, Manoel Pires dos Santos, que enfatizou “nossa prioridade será o zelo do recurso público”.

A composição da atual diretoria do TCE/TO tem na presidência o conselheiro José Wagner Praxedes, na vice-presidente, conselheiro Manoel Pires dos Santos e na corregedoria, conselheira Doris de Miranda Coutinho.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Wagner Praxedes, deu os votos à nova diretoria. “Quero desejar aos eleitos votos de bom trabalho. O TCE/TO cresceu muito e a tarefa de administrar não é fácil, mas nada é tão difícil a ponto de não ser resolvido e nem impossível”, parabenizou.

Perfil presidente eleito

Manoel Pires dos Santos é natural de Miracema do Tocantins, primeira Capital do Estado, e nasceu em 3 de maio de 1955. É formado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, com sede em Goiânia, e pós-graduado em Auditoria Governamental pela Fundação Universidade do Tocantins - Unitins. Já ocupou vários cargos na administração estadual, entre eles a Presidência da Junta Comercial do Tocantins - Jucetins, a Advocacia-Geral do Estado, a Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria Executiva do Governo. Até a nomeação como conselheiro, vinha exercendo o cargo de analista técnico-jurídico da Secretaria do Interior e Justiça. Tomou posse no TCE/TO em 30 de dezembro de 2002. Na sessão plenária de 15 de dezembro de 2004 foi eleito para o cargo de vice-presidente, para o biênio 2005/2006, passando a responder pela Presidência a partir de março de 2006. Em sessão solene do Tribunal Pleno, realizada dia 30 de janeiro de 2009, foi eleito corregedor do TCE/TO, biênio 2009/2010. Foi reeleito em 15 de dezembro de 2010 e reconduzido ao cargo de corregedor para o biênio 2011/2012. Em 2 de abril de 2014 foi eleito e empossado no cargo de vice-presidente.