Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro Universitário Unirg e a Faculdade Presidente Antônio Carlos – ITPAC em Porto Nacional tiveram os cursos de medicina reprovados pelo Ministério da Educação. A lista com o nome de todas as instituições avaliadas pelo Ministério foi publicada no Diário Oficial da União – DOU. Os dados foram publicados nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União e foram avaliados 154 cursos através do desempenho dos alunos no Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade) de 2013.

A Unirg teve nota 1 e o Itpac, 2, consideradas insatisfatórias. Outra instituição do Tocantins que tem o curso de Odontologia, a Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína foi avaliada com nota 3.

Conforme o Inep informou, 17% dos cursos de Medicina avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) foram reprovados no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2013. Os dados foram publicados nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.

O CPC considera os resultados do Enade e a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e dos professores. Os cursos que forem reprovados duas vezes consecutivas, com notas 1 ou 2, na escala até 5, sofrem punições como a suspensão de seus vestibulares.

O curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins – UFT teve o desempenho aprovado. Entre as que obtiveram conceitos insatisfatórios na última avaliação, estão também cinco federais: Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Campina Grande. 

Além dos cursos de medicina foram divulgados os resultados dos cursos de enfermagem, biomedicina, medicina veterinária, odontologia, agronomia, farmácia, agronomia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, zootecnia, tecnologia em radiologia, tecnologia em agronegócios, tecnologia em gestão hospitalar, tecnologia em gestão ambiental e educação física. (Matéria atualizada às 08h56 de 19/12)