Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o apoio da Secretaria Estadual do Esporte, a delegação de atletas tocantinenses embarcou para São Paulo, onde disputará a 90ª Corrida Internacional de São Silvestre, no próximo dia 31. Os corredores viajaram na manhã de sábado, 27. "Mais uma vez a Secretaria ajuda os atletas, com o transporte, mantendo a tradição da participação tocantinense na São Silvestre", destacou o Superintendente da Pasta, Belmiran José de Souza.

Vinte e nove atletas do Estado se inscreveram na Corrida Internacional. Ailton de Jesus Lopes, 45 anos, é o recordista de participação entre os inscritos. Já competiu 19 vezes. Experiente, ele dá dicas aos novatos. "Tem que ter cuidado na largada para não cair no meio daquela multidão de pessoas. O melhor jeito é correr bem forte nos quatro primeiros quilômetros e se livrar do povão", explicou Ailton.

Disputar a São Silvestre tem se tornado tradição na família de Francisco Teles Costa. Este ano, cinco pessoas da família vão competir. "Espero que as próximas gerações também vivam essa experiência", disse. 

A prova ocorre tradicionalmente em 31 de dezembro, com largada e chegada na Avenida Paulista. Atletas de elite A/B Feminino largam às 8h40 e os de Elite A/B masculino e geral, às 9 horas. São 15 quilômetros de prova, em pelotão único. (Ascom Secretaria de Esporte)