Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Palmas amanheceu com chuva nesta terça-feira, 30, e segundo a Defesa Civil de Palmas, entre 9 e 10 horas da manhã, o registro foi de 42 milímetros de precipitação. No acumulado de dezembro foram 240 milímetros, enquanto que o esperado para o mês era de 210 milímetros, ou seja, 14% a mais que o esperado.

Mas de acordo com o superintendente da Defesa Civil do município, Iranilto Sales, não houve nenhum acionamento quanto a estragos e prejuízos até o momento. “Diferente do ano passado, as chuvas que estão caindo apesar de intensas em determinados períodos não estão caindo com tanta violência como no ano anterior. Mas o alerta permanece para toda a população”, explica o superintendente.

Sales reforça que a atenção deve ser redobrada para os moradores que residem em áreas de risco e que em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 190 ou 193 do Corpo de Bombeiros.

Recomendações

Em caso de tempestades com descargas elétricas, com vento forte, permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Quanto a alagamentos, inundações e enxurradas, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontes submersas e ter cuidado redobrado com crianças próximas de rios, lagos e ribeirões. Evitar as atividades de pesca ou utilizar embarcações em momento de ventos fortes. Ao perceber ameaça de inundação, manter os móveis e eletrodomésticos suspensos, proteger roupas e documentos, ao deixar a residência, desligar o padrão de água e energia e soltar os animais. Em situação fora do controle é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil ou os Bombeiros. (Secom Palmas)