Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

O Programa de Financiamento e Apoio a Agricultura de Baixo Carbono - FNO ABC- foi adicionado ao Plano de Aplicação do FNO para 2015 no Estado. A vantagem dessa nova linha de crédito é que o beneficiário irá lidar com uma taxa de juros de 4% a.a e sem limite de crédito por CPF.

Segundo o superintendente Marivaldo Melo, essa é uma importante conquista para os produtores do Tocantins que fazem o plantio direto e integração lavoura-pecuária, que terão acesso a uma linha de crédito mais barata e sem limite por CPF: “a limitação se dará pela capacidade de endividamento de cada produtor. Um alerta que fazemos é para que os produtores renovem seus créditos até junho de 2015, porque poderá a partir dessa data ter alterações nas taxas de juros”, disse.

O programa financiará atividades como sistemas de plantio direto "na palha"; recuperação de pastagens degradadas; sistemas de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta e de sistemas agroflorestais; manejo de florestas comerciais, inclusive aquelas destinadas ao uso industrial ou à produção de carvão vegetal; sistemas de tratamento de dejetos e resíduos oriundos da produção animal para a geração de energia e compostagem; e uso da fixação biológica do nitrogênio.