Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins – (Sindicarnes), Oswaldo Stival Junior participou de várias reuniões na tarde desta quarta-feira (07/01), em Palmas, com alguns dos novos gestores da administração Estadual e também com representantes da Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Tocantins. O objetivo dos encontros foi para tratar da continuidade dos trabalhos prestados pelos servidores cedidos pelo Estado ao Mapa, que trabalham na inspeção nos frigoríficos tocantinenses.

Oswaldo Stival, juntamente com o gerente executivo do Sindicarnes, Gilson Cabral, foi recebido primeiramente pelo novo presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), Humberto Viana Camelo, falou da importância destes servidores junto aos frigoríficos tocantinenses e ressaltou que o Governador do Estado, Marcelo Miranda, vai garantir a continuidade deste trabalho.

Humberto Camelo acompanhou os representantes do Sindicarnes em uma reunião do novo secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros Neto, que também garantiu total apoio à manutenção dos servidores e informou que o convênio entre o Governo do Estado e o Mapa segue até abril e que deve ser renovado pela nova administração.

Segundo dados do Mapa atualmente 40 servidores cedidos pelo Estado, entre veterinários e auxiliares de inspeção, prestam serviços junto aos frigoríficos tocantinenses atuando na inspeção dos produtos que são exportados para vários países.

“A nossa preocupação surgiu porque o trabalho dos servidores é vital para que os frigoríficos continuem produzindo com qualidade e exportando. E com a transição de governo é natural que ocorram algumas mudanças e estas mudanças não podem prejudicar o andamento a produção. E após estes encontros vimos que os secretários e o Governador compreendem a importância deste trabalho e nos garantiram a continuidade deste convênio com o Mapa”, afirmou Stival, ressaltando que os encontros foram positivos e que os órgãos e entidade trabalham em conjunto para garantir o desenvolvimento das indústrias frigoríficas do Estado.

Ainda na tarde desta quarta-feira, o presidente do Sindicarnes também se encontrou com o superintendente do Mapa, Mário Marcio, com a chefe do Serviço de Inspeção Animal do Mapa, Adriana Carla Floresta Feitosa, e com o Chefe de Divisão de Defesa Agropecuária do Mapa, Eustáquio Ferreira dos Santos.  Stival reiterou que o Governo do Estado tem interesse em continuar com o convênio e os representantes do Mapa devem encaminhar os dados necessários para que este processo aconteça.