Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O município de Colinas do Tocantins, através da Secretaria Municipal Especial de Agricultura e Abastecimento, através do Viveiro Municipal produziu 16.885 mudas no ano de 2014 e realizou a doação de 5.535, que devem ganhar forma nos próximos anos e contribuir com o processo de arborização da cidade e consequentemente com a melhoria da qualidade de vida.

O Viveiro Municipal que está situado à Rua, conta com grande variedade de mudas: Ipê branco, ipê amarelo, ipê roxo, bacaba, açaí, pau preto, café, cupuaçu, laranja vermelha, mexerica pocam, flamboyant, buriti, oiti, entre outras espécies.

Para receber a doação de mudas é necessária a apresentação do CPF do interessado/a e cada pessoa pode levar no máximo 10 mudas sendo duas de cada espécie.

No processo de plantio, as mudas são cultivadas no berçário, em seguida ficam no maternal e por último são alocadas na estufa. Após a fase da estufa, as mudas estão prontas para serem doadas. O viveiro também possui mudas para jardinagem como palmeiras, roseiras e outras espécies.

Segundo o diretor do viveiro, Cenário Dourado da Silva, o viveiro recebe a visita de aproximadamente 20 pessoas por dia. “Todos os dias recebemos a visita de muitas pessoas da comunidade colinense, de cidades vizinhas e de escolas do município. São cerca de vinte visitas diárias, em que mostramos às pessoas as mudas cultivadas e a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta. Buscamos dar toda a orientação necessária para que a pessoa que leva uma muda para sua casa tenha condições de fazer com que a planta possa crescer e cumprir se papel dentro do ecossistema”.

O prefeito José Santana Neto, destacou a importância do trabalho realizado no Viveiro Municipal. “É uma ação que o Município desenvolve a muitos anos de maneira muita eficiente, onde ficamos felizes com a qualidade das mudas que são produzidas e do trabalho que é realizado em prol da distribuição de mudas à comunidade, o que vem de encontro à politica de arborização da cidade, por isso, convidamos as pessoas que ainda não conhecem o viveiro que visitem e que também participem levando para sua casa uma muda, contribuindo para a qualidade de vida em nosso município”.

O secretário Municipal Especial de Agricultura e Abastecimento, Fábio Alves, afirma que o trabalho já tem trazido resultados positivos no tocante à preservação ambiental. “Estamos felizes com o trabalho que vêm sendo realizado porque já têm, trazido bons resultados para a cidade, para o meio ambiente e para a comunidade. O Viveiro tem despertado nas pessoas a consciência sobre a necessidade do plantio e da preservação e fazendo com que nossa cidade se torne cada vez mais arborizada. Assim, vemos que o Viveiro Municipal se consolida como um espaço de educação onde a participação de todos é fundamental para que possam cuidar e possibilitar com que estas plantas possam se desenvolver. Em 2015, já contamos com projetos para ampliação e destaque para o cultivo de mudas, pois já está em andamento o projeto de inseminação no cultivo de mudas, para que possamos oferecer outras mudas de espécies diversificadas”, destaca. (Ascom Colinas)