Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Jeeferson Ferrari

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do  Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deu inicio a troca de coleiras de cães do bairro Alto da Boa Vista. A troca acontece na Escola Municipal Lenival Correia Ferreira.

O trabalho faz parte da segunda etapa do projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral - Calazar, e tem o objetivo de evitar que os animais tenham a doença.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Henrique Alencar Araújo, na primeira etapa do encoleiramento de cães, ocorrida e maio do ano passado, foram disponibilizadas  duas mil coleiras. Este ano, porém,  o numero chega a quatro mil.

A coleira é indicada para o controle do mosquito transmissor do Calazar (Leishmaniose Visceral Canina); moscas e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. As coleiras serão distribuídas gratuitamente pelo CCZ; uma parceria com o Ministério da Saúde.

Henrique Alencar  disse  ainda  eu é importante levar o comprovante de endereço do  dono do animal. Depois do  bairro Alto da Boa Vista, será feito o encoleiramento dos cães do Setor Sol Nascente  e, posteriormente, do residencial Parque das Acácias.

O estudante Caio Vieira levou seu animal para trocar a coleira e está satisfeito com o trabalho realizado pelo município. “Já tive três cachorros, e me preocupo muito com a saúde deles, por isso vim logo cedo trocar a coleira e fazer o teste. É bom quando na cidade existe um trabalho tão importante como esse”, disse o estudante.

Os atendimentos estão acontecendo das 8 às 12 horas até a sexta-feira (16), e no sábado (17), das 8 às 16 horas. Nos últimos dois anos a prefeitura realizou mais de 10 mi testes de Calazar em Gurupi.  O coordenador convoca ainda todos os que ainda não fizeram o teste nos animais, para que levem o cão no posto de atendimento.