Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Os estudantes novatos que solicitaram vaga na rede estadual de ensino devem, a partir desta segunda-feira, 19, procurar a unidade escolar onde vão estudar para apresentar os documentos necessários para efetivação da matrícula. Ao todo, 15.027 vagas foram solicitadas nas 530 escolas do Estado.

Wilza de Sousa Botelho aproveitou logo o primeiro dia para garantir a vaga do filho Luan na rede estadual. Para ela, a nova escola vai melhorar o contato do aluno com os estudos, já que a unidade escolar fica na quadra onde a família mora. “Aqui fica mais perto e a escola é boa. Como é em tempo integral, facilita também para mim que tenho que trabalhar e vou saber que ele ficando aqui vai estar seguro”, disse.

De hoje até quarta-feira, 21, pais, alunos ou responsáveis devem procurar a secretaria das escolas para assinar o termo de matrícula e entregar os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar ou declaração, comprovante do serviço militar (para alunos do sexo masculino com idade entre19 e 45 anos), carteira de identidade e CPF (obrigatório para alunos do ensino médio), cópia de comprovante de endereço atualizada, uma foto 3X4, cartão de vacinação em dia (para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental) e cartão do SUS.

Em caso de dúvidas, a orientação da Secretária de Estado da Educação (Seduc) é que os pais e alunos entrem em contato com a central de matrículas. 

Expectativa

Para os novos alunos da rede estadual, o momento é de ansiedade. A estudante Wellyda Rodrigues foi com a mãe Maria Cláudia efetivar a matrícula na Escola de Tempo Integral Vila União, em Palmas. Aos 14 anos, ela disse que poder estudar em uma escola de tempo integral vai ser a maior conquista. “Queria uma escola de tempo integral para praticar esportes”, afirmou a jovem que se prepara para cursar o 8º ano do ensino fundamental.

Alexander da Silva também foi confirmar a matrícula na nova escola. O estudante do 6º ano é de Maceió, Alagoas, e agora vai morar e estudar no Tocantins. “Eu acho que vai ser bom. Fiquei feliz em saber que aqui na escola tem aulas de dança, porque eu gosto muito de dançar”, ressaltou o jovem de 14 anos.

Além dos 15 mil novatos, já estão matriculados na rede estadual 133.573 alunos, rematriculados ou transferidos automaticamente de uma escola para outra. As aulas vão ter início no dia 2 de fevereiro. (Ascom/Seduc)