Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Júnior Suzuki

Na tarde desta segunda-feira, 19, participantes do curso de produção de mandioca de Palmas visitaram no município de Aparecida do Rio Negro (TO), a indústria de fécula de mandioca Amyl Amidos Especiais. O curso é uma parceira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

A visita à indústria Amyl realizada pelos alunos do (Senar) do Cras Morada do Sol, foi com o propósito de conhecerem os processos de refinação e industrialização da mandioca e a motivá-los na produção de um produto com qualidade. 

Segundo a engenheira agrônoma Daisy Parente Dourado, o curso possibilitou aos profissionais habilidades voltadas à produção da mandioca, buscando o aproveitamento integral da cadeia produtiva com segurança, qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. 

Na ocasião, o responsável pela empresa Amyl, Carlos Mello, apresentou a indústria para os visitantes, reforçando a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico. “Podemos ver que essa é uma região altamente produtiva, com um solo rico e produtores obstinados. Por isso, a Amyl que trabalha com o processamento da mandioca viu nesta região uma grande oportunidade de exportar os produtos derivados da matéria-prima”, ressaltou. 

Mello contou que toda a equipe acredita no sucesso da indústria para abastecer tanto o mercado interno como o externo. “Aqui temos solo, clima, água, ou seja, tudo que a mandioca precisa. Acreditamos, portanto, que a indústria vai exportar produtos derivados da mandioca para outros Estados”, comentou. 

A dona de casa Suelene Oliveira Neres, 28 anos, conta que sua família há anos trabalha na produção de mandioca e que “o curso me possibilitou conhecer novas variedades de mandioca resistentes a doenças e mais produtivas. As informações que aprendi durante este período, serão fundamental para minha família, que já tem alguma experiência no ramo”, enfatizou. (Secom Palmas)