Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Zacarias Martins

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Laurez Moreira (PSB), recebeu em seu gabinete os integrantes da diretoria do Clube de Preservação Ambiental e Tiro Esportivo de Gurupi (CPATEG), que foram buscar apoio da administração municipal para a realização da 2ª Etapa Norte do XXVIII Campeonato Brasileiro de IPSC, prevista para acontecer na cidade, nos período de 01 a 03 de maio deste ano. O evento está inserido no Calendário Desportivo da Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP).

O presidente da Cepateg, Jorge Yoshida detalhou  ao prefeito Laurez Moreira as informações contidas no pré-projeto e no cronograma de execução do evento, que irá  receber competidores de várias partes do Brasil. Por sua vez, Laurez se mostrou bastante receptivo à proposta e determinou ao secretário municipal de Juventude e Esporte, Sérgio Vieira Marque – Soró, para que estude com sua equipe a melhor maneira de apoiar esse campeonato em Gurupi.

“Trata-se de um evento esportivo de grande importância e que vai atrair as atenções do Brasil para Gurupi, por isso estamos dando todo apoio para que seja realizado em nossa cidade e que também possa fazer parte do calendário esportivo do município”, afirmou Laurez.

Sobre a modalidade

Tiro prático é uma modalidade desportiva em que se utilizam armas de fogo para executar exercícios típicos da competição em alvos de papel ou metal, sendo que a modalidade conhecida como IPSC (arma curta: revólver, pistola e arma longa: rifle, carabina, espingarda) é uma das mais praticadas.

O tiro prático no Brasil é a união de várias modalidades nacionais e internacionais, sendo dirigido e organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Prático, sucessora da Associação Brasileira de Tiro Prático fundada em 1989 pela Federação Gaúcha de Tiro Prático, Federação Paranaense de Tiro Pratico e Federação Paulista de Tiro Prático.

A estas 10 entidades juntaram-se outras, perfazendo um total de 23 Federações, cerca de 303 clubes e aproximadamente 4218 atletas já estão registrados. (Ascom Gurupi)