Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

Com o objetivo de manter a limpeza urbana e evitar o surgimento de lixões, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, tem atuado para eliminar o despejo de entulhos em áreas públicas.

Áreas que antes eram conhecidas pelo lixo e mau cheiro passaram a contar com ação constante da Prefeitura para mudar essa realidade. Entre estes locais está a Avenida Parque, na região Norte da Capital, que dá acesso à Praia das Arnos.

A atuação da Prefeitura para eliminar os lixões na avenida foi destacada pela moradora da 307 Norte, Dilma Ferreira, que reconhece o esforço da gestão municipal e cobra a participação da população para manter o local limpo. “A Prefeitura vem aqui e deixa tudo limpo, mas o povo não tem educação, não faz a parte dele, acha que tudo é obrigação da administração municipal e não é.  É uma parceria entre a prefeitura e a população”, relatou.

A moradora ainda destacou que sempre conviveu com pessoas que desrespeitam o meio ambiente, e por isso, ela luta constantemente contra este tipo de cultura da população, que propicia a proliferação de doenças como a Dengue, Calazar e outras. “O povo é complicado, eu brigava muito, chamava atenção, tentava conscientizar, sempre que posso fiscalizo”, contou.

Também moradora da região Norte da cidade, a dona de casa Luzia Souza Batista ressaltou, “ajudo a fiscalizar porque acho ruim jogar lixo nestes locais. A Prefeitura está de parabéns, mas a população ainda tem muito a aprender”.

De acordo com o diretor de Limpeza Pública, Miguel Fonseca Silva, a ação de limpeza em áreas públicas será intensificada. “Estamos atuando de forma constante na limpeza dessas áreas públicas onde são despejados lixo e entulhos, temos instalado placas alertando a população e em alguns lugares como nas proximidades da Praia das Arnos temos conseguido a participação da população no sentido de fiscalizar e também de não despejar lixo”.

Miguel ainda salientou, “nosso objetivo é intensificar a ação em outros locais que ainda padecem com esse problema”.

Penalidade

O descarte de resíduos na área verde é proibida pelo Código de Posturas da Capital e também pela legislação ambiental municipal que prevê multas a partir de R$ 5 mil e inclusive reclusão. (Secom Palmas)