Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo do estado por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude está organizando a campanha Carnaval do Bem. Esta ação visa promover atividades de conscientização em todos os municípios do Estado, para a sociedade em geral e em especial aos jovens tocantinenses, sobre formas seguras e saudáveis de aproveitar os dias de folia.

A campanha Carnaval do Bem está sendo coordenada pela Superintendência Estadual de Juventude, comandada atualmente por Ricardo Ribeirinha, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação, Departamento Estadual de Transito, Secretaria Estadual de Comunicação, Agência de Defesa Social e Polícia Militar - Proerd. “Estamos empenhados em promover atividades de conscientização em diversas áreas, para fortalecer os valores de cidadania e responsabilidade junto a nossa juventude” ressaltou Ribeirinha.

Entre as prioridades da Superintendência Estadual de Juventude estão o desenvolvimento de políticas públicas transversais em parceria com as demais instituições que compõe e administração direta e indireta do estado.

O lançamento da campanha Carnaval do Bem será transmitido ao vivo pelo canal TVseduc no youtube e poderá ser acompanhado pela população em todo o estado através do link https://www.youtube.com/user/TVSeduc.

Palestras nas Escolas

A Secretaria Estadual de Educação está com calendário de ações definido para a realização de eventos de conscientização, com os mais de 180 mil jovens estudantes da rede estadual de ensino, pela Campanha Carnaval do Bem, que vai abranger as 13 regionais de ensino do estado.

O Programa Estadual de Resistência as Drogas - Proerd - desenvolvido pela Polícia Militar também será executado nas escolas estaduais de 60 municípios, onde ao todo mais de 20 mil alunos terão acesso a orientação e materiais educativos sobre o tema.

Blitz Educativa

Entre as ações do Carnaval do Bem está à organização de blitz educativa nos municípios de Porto Nacional, Gurupi, Araguaína, Dianópolis e Palmas. Na Capital, a blitz educativa acontece no dia 02 de fevereiro a partir das 8h na Avenida Tocantins em taquaralto, com a presença de secretários estaduais e autoridades políticas.

Ainda no dia 02 de fevereiro o Governador Marcelo Miranda, o Superintendente da Juventude Ricardo Ribeirinha e o Secretário Estadual de educação Adão Francisco irão participar do Papo Legal, evento de abertura do ano letivo na rede estadual de ensino, atividade onde vão estabelecer diálogo direto com os jovens respondendo as perguntas dos alunos no Centro de Ensino Médio de Taquatalto.

Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde vai fornecer mais de dois milhões de preservativos para os foliões durante os dias em que acontece o carnaval. A equipe estará uniformizada e a disposição da população para a distribuição de preservativos e materiais com informações básicas sobre a prevenção de doenças e a prática de sexo seguro. (Ascom Secretaria da Juventude)