Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Claudia Lelis (D) prestigiou a posse de tocantinenses no Conselho Nacional da Juventude Claudia Lelis (D) prestigiou a posse de tocantinenses no Conselho Nacional da Juventude

O Governo Federal realizou cerimônia de posse do novo Conselho Nacional da Juventude na manhã desta última terça-feira, 15, em Brasília/DF. O Tocantins, pela primeira vez, está representado na nova estrutura pelo presidente estadual da Juventude do Partido Verde, Gustavo Gama, eleito conselheiro com a maior votação da região Norte do Brasil e do conselheiro, Jefferson do Vale, o mais jovem do País, eleito aos 20 anos. Os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha e da secretaria de Governo do Brasil, Antônio Imbassahy, também prestigiaram a solenidade, que aconteceu no Palácio do Planalto.  

O Conselho tem, entre suas atribuições, formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

A vice-governadora, Claudia Lelis, prestigiou o evento e destacou que é um orgulho para o Governo do Tocantins ter um representante no Conselho Nacional da Juventude, pois irá estreitar ainda mais a relação entre o Estado e Governo Federal, principalmente relacionados aos desafios que a juventude tocantinense precisa enfrentar. “O Tocantins possui uma população jovem e atuante que defende seus direitos e luta por melhorias, não tenho dúvidas de que ocupando essas cadeiras, os conselheiros irão buscar muitos benefícios para o nosso Estado”, afirmou, ressaltando ainda que “políticas públicas voltadas para juventude sempre são defendidas pelo Governador Marcelo Miranda”.

O conselheiro Gustavo Gama ressaltou que o momento é uma oportunidade para que as necessidades dos jovens do Tocantins e da região Norte do país sejam colocadas em pauta nacional. "A nossa participação será focada em garantir que a voz desses jovens seja ouvida. Nós fomos os mais bem votados da região Norte, então temos um clima favorável para fazer um bom trabalho dentro do Conselho Nacional", defendeu.

“É importante a nossa participação, pois é a primeira vez que o Tocantins será representado no conselho nacional”, disse o mais novo conselheiro do Brasil, Jefferson do vale. "A juventude do nosso Estado precisa de protagonista e por meio do Conselho será possível realizar esse trabalho", completou.

O superintendente estadual da Juventude do Tocantins, Ricardo Ribeirinha, também esteve presente no evento e manifestou o apoio oferecido pelo Estado às iniciativas da Juventude. "O governador Marcelo Miranda tem nos dado autonomia para dialogar com todos os setores da juventude, discutir e implantar as políticas públicas necessárias. É um prazer e uma satisfação, pois tem mostrado o seu trabalho no Estado, que também mostre ao País", afirmou Ribeirinha.

O processo eleitoral foi realizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Brasília, no início mês de julho e contou com a participação de quase 200 entidades nacionais, regionais, estaduais e municipais. Foram eleitos os representantes das 40 entidades da sociedade civil para o biênio 2017/2019.

Jovens indígenas

A abertura do evento contou com apresentações culturais de um grupo de jovens e seus líderes das Aldeias Xerentes, localizadas no município de Tocantínia. No período da tarde o grupo participou de uma audiência no Ministério do Esporte para tratar da liberação de recursos para compra de material esportivo para as aldeias indígenas do Estado.