Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

As escolas da rede estadual de ensino se preparam para o retorno às aulas no dia 2 de fevereiro. Entre pequenas reformas e reparos, as unidades estão recebendo nova pintura, roçagem, obras de paisagismo e ações de limpeza. Já os educadores passam por um encontro de planejamento para o início do ano letivo. 

Na Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, a expectativa é receber quase 600 alunos neste ano letivo. Na unidade, a cozinha foi reformada e os estudantes vão contar com novas mesas de pingue-pongue e xadrez. Já na região sul de Palmas, o Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto recebeu nova pintura e pequenos reparos nas salas de aula. A unidade também foi adaptada para receber alunos cadeirantes. 

Ainda na região sul, o Centro de Integração a Criança (Caic) também recebeu melhorias para o ano letivo de 2105. Na escola, as salas ganharam pintura nova, os banheiros e o auditório foram reformados e um refeitório está sendo construído.  O secretário Adão Francisco de Oliveira esteve na unidade conferindo a estrutura da escola. “No início deste ano letivo a gente quer organizar minimamente, dentro daquilo que é possível, todos os espaços escolares para que eles recebam bem os alunos e os professores”, afirmou. 

De acordo com o último balanço da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fechado nesta quarta-feira, 28, 164.625 alunos estão matriculados nas 530 escolas da rede estadual de ensino, em turmas do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.

Preparação

Durante toda esta semana, educadores das unidades escolares da rede estadual estão participando de encontros nas escolas onde trabalham. A Semana do Planejamento tem o objetivo de avaliar as ações realizadas em sala de aula e repensar as práticas para o novo ano letivo. “A partir daí vamos fundamentar melhorias. Debatemos desde o regimento interno da escola, legislação especifica para a educação brasileira até chegar ao cerne da união da comunidade escolar. A escola não é feita meramente de professores, alunos e coordenadores. Mas todo aquele público no entorno desta escola”, ressaltou o coordenador pedagógico do CEM Taquaralto, Othon Teixeira. (Ascom Seduc)