Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

O governo do Estado distribuiu dois milhões de preservativos em uma ação que reforça o trabalho de orientação e oferta de insumos de prevenção gratuitos à população, principalmente no mês de carnaval. A ação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é inovadora já que em anos anteriores, os insumos eram disponibilizados para que os municípios os requisitassem.

Nessa segunda-feira, 2, durante a abertura do ano letivo 2015 e do lançamento da campanha Carnaval do Bem, o secretário de Saúde, Samuel Bonilha, reforçou a ação e destacou a importância da parceria entre as secretarias. “Para facilitar o acesso aos preservativos nós encaminhamos todo o material diretamente aos municípios, com um acréscimo de 30% em relação ao que foi disponibilizado no ano passado. Com essa ação nós buscamos conscientizar principalmente os jovens que sexo seguro é com camisinha e vamos fazer isso intensificando parcerias para levar mais informação as escolas do Tocantins”, destacou.

Falando para dezenas de alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto, o secretário ainda destacou a importância do uso da camisinha para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. “O não uso do preservativo deixa a sociedade vulnerável. Dados parciais dão conta que mais 4 mil adolescentes ficaram grávidas só no ano passado, além disso pode crescer o número de jovens com AIDS, com hepatite C. Não vamos deixar que isso aconteça, vamos brincar, vamos nos divertir, mas com cuidado e prevenção”, disse.

Na ocasião, a vice-governadora Cláudia Lelis levou mensagem do governador Marcelo Miranda destacando o papel fundamental da educação na formação do cidadão e a importância da união entre as secretarias de governo para que se consigam ações com resultados positivos. “As secretarias estão todas trabalhando interligadas e quando elas atuam em conjunto a chance de termos um resultado positivo é muito maior e todos nós juntos vamos transformar esse Estado num lugar melhor para se viver”, afirmou.

A campanha Carnaval do Bem está sendo organizada pela Superintendência Estadual de Juventude em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Transito (Detran), Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), Agência de Defesa Social e Polícia Militar.

Estratégia

A ampliação da distribuição de camisinhas é parte da estratégia de reforço à campanha de educação preventiva articulada entre a Sesau e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Nesta temporada de Carnaval, ações articuladas por técnicos da Saúde e das Diretorias Regionais de Educação estão direcionadas às escolas, onde o foco do trabalho será a ampliação da informação para o público juvenil”, explica a diretora estadual de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Adriana Cavalcante.

Tratamento

Somente no Tocantins, no ano de 2014, 145 casos novos de Aids foram registrados. Além disso, outros 191 casos novos de HIV também foram registrados.

Além disso, para atender os novos casos, o Estado já tem disponível 19.800 comprimidos da nova droga recomendada pelo Ministério da Saúde para o tratamento do HIV. Segundo a superintendente de Vigilância, Proteção e Promoção à Saúde, Liliana Fava, trata-se de um tratamento de combina três ativos em um único comprimido. “A mudança facilita a adesão do tratamento, porque o soropositivo deixa de tomar vários medicamentos simultaneamente e passa a tomar apenas um comprimido”, explica. (Ascom/Sesau)