Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Discutir as diretrizes e ações que serão tomadas para fortalecer o combate e prevenção de queimadas no Estado. Este foi o objetivo da reunião realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil na tarde da última quarta-feira, 04. O evento aconteceu na sede da Defesa Civil Estadual, em Palmas, reunindo representantes de diversos órgãos e entidades públicas.

Segundo o Tenente Coronel Ornelas, Superintendente Adjunto da Defesa Civil e palestrante da reunião, o intuito é dar inicio ao desenvolvimento de ações para minimizar os focos de queimadas e incêndios florestais no Tocantins. “Com essa primeira reunião, foi possível traçar as metas para 2015, através de um planejamento preventivo e de combate a incêndios. Queremos tirar o Tocantins da quarta colocação no ranking nacional de queimadas”, afirma.

Para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Yuri Tenório, o Comitê do Fogo tem a intenção de trazer os órgãos estaduais e municipais para trabalhar junto com a corporação e com a população para diminuir os focos de incêndio no Estado. “Muitas das ações não são apenas de competência legal do Corpo de Bombeiros. Por isso a importância do comitê. Teremos um resultado mais satisfatório através de um conjunto de ações onde cada órgão, dentro da sua esfera de competência, possa trabalhar com um propósito maior, que é minimizar os efeitos de incêndios no Estado”, comentou o Comandante Geral.

Assim como propôs o Tenente Coronel Ornelas, ao todo serão 17 ações, que abrangem campanhas educativas de combate ao fogo, visitas de sensibilização e orientação com produtores rurais, palestras com agentes ambientais e de saúde, dentre outras, envolvendo o Corpo de Bombeiros com diversos órgãos. As primeiras ações começam a ser realizadas em março.

Participaram da reunião representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Ibama/Prevfogo, Defesa Civil de Palmas, CIPRA, Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Naturatins, Seagro, Adapec, Sesau, Ruraltins, Seinfra, Dertins, Funai, Naturatins e Unitins. (Ascom Bombeiros)