Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Washington Luiz

Durante as atividades do Carnaval do Bem na região norte do Tocantins, a possibilidade de interação dos jovens com a Campanha, por meio da internet, despertou o interesse da maioria dos estudantes que participaram da ação. No município de Guaraí, o Carnaval do Bem foi realizado na quinta-feira, 5, no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, e na cidade de Colinas as atividades foram desenvolvidas no Colégio Presidente Castelo Branco. Com o slogan É Mais Seguro, É Mais Legal, a ideia é diminuir os índices de violência, o consumo de drogas e a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis nas festividades do período de carnaval.

O Governo do Estado aposta numa linguagem descontraída e na internet para alcançar um número expressivo de jovens. O diretor de Juventude, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Rivaldo Silva, explicou para os estudantes como eles podem contribuir e interagir com a Campanha nas redes sociais da internet. “Todos vocês podem fazer parte dessa iniciativa, basta utilizar as hashtags #Vergonha para quem exagerar na bebida, #NinguémMerece para quem usar drogas e #SaiPraLá para quem não quiser usar a camisinha”, reforçou o diretor após a distribuição de folders com textos informativos. A Campanha ainda conta com a hashtag geral #CarnavalDoBem.  

Em Colinas, na manhã desta sexta-feira, alunas do Colégio Estadual João XXIII apresentaram uma coreografia de dança para fortalecer a Campanha. Entre elas, a estudante do nono ano do ensino médio, de 13 anos, Mariana Altiva, ficou animada em poder contribuir com a iniciativa de duas formas. “Foi bom que eu fiz a (apresentação de) dança e agora posso mandar mensagens no Facebook e Twitter com as hashtags. As pessoas precisam ter a consciência que precisam se prevenir e que o uso das drogas acaba com a vida. E, se eu estou ajudando estou fazendo o bem”, finalizou.

Os representantes da Polícia Militar e instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o capitão da Polícia Militar Paulo dos Santos e o sargento Rafael dos Santos, coordenaram uma dinâmica com os jovens no Colégio Presidente Castelo Branco e falaram sobre os malefícios das drogas. Tanto em Guaraí como em Colinas, houve gincanas, brincadeiras e a entrega de brindes. Por volta das 15h desta sexta-feira, a equipe do Carnaval do Carnaval do Bem visitará o Centro de Ensino Médio José Aluíso, localizado no Setor Coimbra, em Araguaína. Também serão distribuídas camisetas, preservativos, panfletos educativos, adesivos e pulseiras para identificação dos adeptos da campanha.  

Caravana do Bem

A Caravana do Bem é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Secretaria da Educação; Secretaria da Saúde; Secretara da Comunicação Social; Polícia Militar/Proerd; Agência de Defesa e Proteção Social; e DETRAN. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo Federal. (Ascom Seduc)