Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Com maior autonomia para atuação e consolidada como órgão de segurança da Capital, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) comemorou na manhã desta sexta-feira, 13, seu aniversário de 22 anos, completos no dia 09 último. Na comemoração foi lançada a pedra fundamental da nova sede da Secretaria Municipal de Segurança, localizada na avenida NS-02, esquina com a LO 17. 

Também foram entregues os kits dos novos uniformes da GMP e uma nova viatura para suporte da Guarda Ambiental. A viatura foi adquirida com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e repassada à Guarda pela Fundação Municipal de Meio Ambiente.

As comemorações contaram ainda com o enterro de uma Cápsula do Tempo, contendo documentos e registros das atividades da Guarda Metropolitana  até a presente data, e os jornais do dia. O objetivo é que a cápsula seja desenterrada daqui a 50 anos, no dia 09 de fevereiro de 2065, sendo assim um registro  icônico do período atual.

Guarda Metropolitana de Palmas

Criada em 09 de fevereiro de 1993, a GMP têm a função de proteger os bens públicos municipais, serviços e instalações, atuando também no controle, fiscalização, orientação e educação ambiental e na complementação e apoio das atividades das Polícias Civil e Militar. A GMP atua em mais de 120 postos de serviço fixos sendo eles prédios públicos, praças, parques, postos de saúde, escolas e praia, além de campanhas e demais programações como eventos sociais

Atualmente a GMP conta com um de efetivo de 222 integrantes, que atua 24 horas por dia.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, “a GMP alcança nos seus 22 anos a plenitude de sua maioridade, estando consolidada como um órgão de segurança da Capital”. (Secom Palmas)