Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Sandro Damasceno

Foto: Sandro Damasceno

Peça fundamental para o fortalecimento da educação tocantinense, o plano de ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi apresentado ao ministro da Educação, Cid Gomes pelo secretário Adão Francisco de Oliveira, durante reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). O plano envolve uma série de ações, incluindo os seis eixos de atuação propostos pelo secretário, para implementar políticas públicas de desenvolvimento do setor no mais novo Estado da Federação.

O plano contém a visão estratégica da Seduc, no sentido de garantir o acesso, a permanência com sucesso na escola e o desenvolvimento da educação integral humanizada, por meio da gestão democrática e inovação educacional.

De acordo com Adão Francisco, o planejamento foi elaborado com base, inicialmente, na discussão do diagnóstico da realidade educacional do Tocantins. “Esse planejamento visa principalmente melhorar o desempenho estadual de ensino por meio da educação integral, promover a formação humanizada dos profissionais da educação, modernizar e consolidar a gestão democrática, e inovar o programa permanente de avaliação”, explicou.

O secretário destacou ainda a importância das propostas que constam no planejamento. "Vamos fazer uma análise sobre a execução dessas ações ao longo do ano e dessa forma assegurar que a Seduc não vai olhar apenas para suas ações e seu planejamento, mas para as ações educacionais do Tocantins de um modo geral", disse.

Segundo o ministro, o encontro com o Consed é um momento importante para manter um contato direto com os gestores estaduais em educação e, desta forma, traçar em conjunto as ações para o desenvolvimento educacional. "Esse primeiro momento foi marcado por uma participação significativa de todos os estados e assim começamos a ver uma articulação entre as secretarias do país", enfatizou.

Agenda

Ainda durante o encontro o secretário solicitou uma visita do Ministro ao estado, para que ele possa conhecer os projetos educacionais, sobretudo no ensino médio e visitar as escolas. O novo ministro da Educação informou que vai percorrer todos os Estados, e também apresentar as novas diretrizes do Governo Federal para a Educação. (Ascom/Seduc)