Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O II Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/TO, acontece no dia 09 de março às 08h30minh no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte – CUICA, da Universidade Federal do Tocantins – UFT. O seminário faz parte do Projeto de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores no Tocantins, que é realizado por meio da parceria entre a Universidade Federal do Tocantins e o Ministério da Educação – MEC. A previsão é de que 350 pessoas participem do evento.

No Tocantins foram mais de três mil professores alfabetizadores, 138 coordenadores locais, 189 orientadores de estudo, 14 professores formadores e três coordenadores entre as quais estão Janete Klein da área da matemática, Marília de Oliveira de português e Daniela Costa Campos coordenadora geral.

O projeto teve início em junho de 2014 e desde então realizou diversas atividades de formação voltadas a professores das redes municipal e estadual de ensino de todo o Estado. Entre eles a realização de um curso de 160h com ênfase em alfabetização em matemática e conteúdos de linguagem, direcionado a formadores, estes por sua vez foram responsáveis por conduzir as atividades junto aos professores alfabetizadores.

Durante o seminário será apresentada uma revista contendo artigos e cadernos pedagógicos provenientes das reflexões e práticas realizadas durante o processo de formação. “A publicação traz trabalhos selecionados fruto de atividades que foram desenvolvidas com as crianças em sala de aula. A proposta é divulgar estas experiências que vão servir de parâmetro para outros professores” explicou Marília.

“Uma das coisas que nos chamou atenção durante as visitas que foram realizadas aos municípios, foi o resultado positivo e a aceitação acima das expectativas. Os relatos que tivemos foram os de que os professores melhoraram suas práticas e em alguns casos os pais de alunos passaram a procurar matrículas com educadores que participaram do projeto”, conta a coordenadora geral.

Pacto Nacional

O PNAIC/TO é compromisso dos governos Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a alfabetização de todas as crianças ate os oito anos de idade, ao final do 3° do ensino fundamental. As ações do Pacto compreendem um conjunto de programas, materiais, referenciais curriculares e pedagógicas que são disponibilizados pelo MEC e tem com objetivo contribuir para a alfabetização o letramento, tendo como eixo a formação continuada de professores alfabetizadores.