Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, dará início nesta sexta, 20, ao Programa “Ginástica para Todos” que visa proporcionar aulas de ginástica gratuitamente, a homens e mulheres de qualquer faixa etária que queiram se exercitar. A iniciativa está inserida no Projeto “Viva com Saúde” e contará com aula de ginástica localizada, aeróbica, alongamento, flexibilidade e dança.

Segundo informações do Programa, os ganhos fisiológicos, psicológicos e sociais dos alunos serão inúmeros, como, promoção do combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade; melhoria do equilíbrio biopsicológico; melhoria das relações interpessoais, entre outros. As aulas acontecerão no Ginásio Municipal de Esportes, nas terças e quintas às 6h10, e de segunda a sexta com turmas às 17h15 e às 18h.

Para o secretário de Esporte e Lazer do Município, Clodoaldo Penteado, o exercício físico é uma forma de lazer e de restaurar a saúde dos efeitos da rotina estressante do dia a dia. “A Ginástica atua através da sensibilização e da tomada de consciência, de modo a levar a pessoa a uma melhor utilização do seu potencial perceptivo, sensorial motor e a uma atitude corporal mais harmônica. No nível terapêutico atua em problemas como contraturas musculares, artroses, hipotonias, má postura entre outros”.

Segundo o prefeito de Colinas, José Santana Neto, o projeto do qual faz parte o Programa Ginástica para Todos, tem abrangência maior. “Trata-se de um projeto que atende as demandas espontâneas por atividades físicas, utilizando o ginásio e o estádio do município, envolvendo servidores municipais e comunidade em geral levando acompanhamento profissional em educação física, enfermagem, nutricionista e fisioterapia aos adeptos da prática de caminhada nos diversos pontos da cidade, visando a promoção e o apoio à prática de atividades físicas como caminho para uma vida saudável”, reitera.

O Projeto “Viva com Saúde” foca toda a comunidade com olhar direcionado também ao servidor municipal e está dividido em três partes. Programa “Ginástica para Todos", Programa “Avaliação Funcional de Saúde” e Programa “Caminhar para Viver Mais”, os dois últimos, com data ainda a definir. Os interessados no primeiro programa podem se inscrever na Secretaria de Esportes e lazer, gratuitamente.