Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Conseguimos fazer muito pelo nosso Estado, mesmo num ano atípico como 2014, com eleições e Copa do Mundo. Minha sensação é de dever cumprido”. Essa foi a conclusão do senador Ataídes Oliveira (PSDB) ao fazer o balanço de sua gestão à frente da bancada federal do Tocantins e transferir a coordenação para o deputado Carlos Gaguim (PMDB), nesta quarta-feira (25).

Os avanços conquistados pela bancada no ano passado e apresentados na reunião vão garantir a execução de obras da maior importância para os tocantinenses em várias áreas, como saúde, infraestrutura, esporte e agropecuária. Entre essas obras, estão a pavimentação da BR-010, na divisa com o Maranhão, e a duplicação de trecho da BR-153 de Aliança a Paraíso, já  incluídas no Orçamento Geral da União de 2015 a pedido da bancada do Tocantins.

Emendas da bancada

Emendas da bancada ao Orçamento de 2015, no valor de R$ 363,4 milhões, também beneficiarão o Estado com projetos de infraestrutura, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento urbano, prevenção de violência e criminalidade, fomento ao setor agropecuário e estruturação de unidades de atenção especializada em saúde.  

Entre esses projetos, estão a melhoria de trecho da BR-153 de Aliança a Paraíso, a implantação e modernização de infraestrutura para o esporte, em Palmas, a aquisição de máquinas e equipamentos agropecuários e a construção de ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, e de um hospital em Araguaína. O Orçamento de 2015 ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.

PAC 3

Ataídes Oliveira chamou atenção também para o trabalho insistente da bancada no sentido de incluir no PAC 3 outras obras fundamentais para o Tocantins, como a pavimentação da BR-235, onze travessias urbanas na BR-153 e a implantação do sistema de macrodrenagem nos córregos Baixa, Água Funda, Neblina, Canindé e outros trechos no município de Araguaína .

Ao fim da reunião, o senador observou que, em 2015, “a intenção é avançar ainda mais, buscando incansavelmente mais recursos para os municípios tocantinenses”. Participaram do encontro, além de Ataídes Oliveira e de Carlos Gaguim,  o senador Donizete Nogueira (PT) e os deputados federais César Halum (PRB), Irajá Abreu (PSD), Lázaro Botelho (PP), Dorinha Seabra (DEM), Josi Nunes (PMDB), Dulce Miranda (PMDB) e Vicentinho Junior (PSB) .