Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luiz Merchiades

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES estiveram na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh nesta quinta-feira, 26, para avaliar o desenvolvimento do projeto de implementação do Cadastro Ambiental Rural do Tocantins – CAR/TO. O projeto recebeu financiamento do Fundo Amazônia em R$ 40 milhões, dos quais aproximadamente R$ 19 milhões já foram liberados.

Durante a visita, a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira e o corpo técnico da Semarh fizeram o detalhamento dos processos de aquisições e serviços para implementação do instrumento CAR no Estado. “Essa é uma avaliação de rotina em que os técnicos do Fundo Amazônia têm a oportunidade de conhecer com mais detalhes o andamento do Projeto e onde podemos alinhar as estratégias para atingir os objetivos previstos no contrato de implementação do CAR”, explicou a secretária.

SigCAR

O SigCAR, sistema desenvolvido para efetivar as inscrições do CAR no Tocantins, está em plena operação e já registrou cerca de 8.000 inscrições. Conforme a secretária, o SigCAR apresenta uma enorme vantagem em relação aos demais estados do país. “Somente Tocantins e Minas Gerais possui sistema próprio integrado com o Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural, o que permite que as propriedades rurais tenham a inscrição definitiva do CAR, certificada e validada pelo Governo Federal. Isso coloca o CAR Tocantins como um dos melhores e mais avançados do Brasil”, pontuou.

A plataforma para efetivar a inscrição no CAR pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico:http://www.sigcar.com.br/tocantins/. (Ascom Semades)