A Tocantins Gestão Ambiental conclui na tarde desta sexta-feira, 27, o monitoramento ambiental do primeiro incinerador de resíduos, instalado em Taquaralto, região sul de Palmas.
O procedimento teve início na última quinta-feira, com análises das emissões atmosféricas provenientes da combustão de Resíduos de Serviços de Saúde e Resíduos Industriais.
Durante o monitoramento, o Engenheiro Químico-Sanitarista e Ambiental, doutor Mackson Ronny de Oliveira D'Anunciacao, que também é Diretor Técnico da Analítica - Ciência & Tecnologia, fará a avaliação do índice de Eficiência de Destruição e Remoção (EDR) dos resíduos gerados e coletados.
Serão observados o automonitoramento contínuo de vazão, a velocidade e os seguintes parâmetros químicos:
CO, CO2, NO, NOx, CH4, NH3
Temperatura da saída da chaminé.
Com esta tecnologia a capital tocantinense passa a contar com o que há de mais moderno em gestão de resíduos sólidos, aumentando assim a vida útil do aterro sanitário e eliminando o risco de contaminação.
Representantes do Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária Municipal, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, Universidade Federal do Tocantins e Faculdade Católica do Tocantins participam da visita técnica.