Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

Seguem abertas até o dia 13 de março as pré-inscrições para o Programa de Formação de Professores (Parfor). Ao todo são ofertadas 620 vagas para cursos de licenciatura no Tocantins, que serão ofertados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

A formação é articulada pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad-TO), sob a presidência do Secretário de Estado da Educação, Adão Francisco. A entidade elabora anualmente um plano estratégico a fim de definir quais são as demandas para novos cursos de formação. 

Segundo a técnica da Gerência de Formação da Seduc, Alessandra Camargo, a oferta de cursos pelo Parfor busca cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e também proporcionar um avanço na escolaridade do professor. “O Parfor vem oportunizar o crescimento do professor que muitas vezes tem formação superior, mas leciona em área diferente de sua formação”, conclui. 

O Parfor é um programa implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de contribuir para que os professores em exercício na rede púbica de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na LDB. Segundo a Capes esses cursos permitem que o professor da rede pública de educação básica, possa obter formação superior em cursos gratuitos e de qualidade, na disciplina em que atua em sala de aula.

Participantes

Para participar do Parfor é necessário ser professor da rede pública estadual ou municipal e estar cadastrado no Educacenso. A pré-inscrição deverá ser efetuada pelo ambiente virtual da plataforma Freire no endereço: http://freire.capes.gov.br/. 

No período de 16 de março a 24 de abril de 2015 as pré-inscrições serão analisadas e validadas por cada rede de ensino, segundo o critério de participação.