Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Governo do Tocantins terá R$ 9,2 milhões para aplicar na gestão das águas em 2015. O montante é Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Em reunião nessa quarta-feira, 04, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos definiu as ações prioritárias para aplicação da verba. 

Dentre as ações estão: o desenvolvimento de programas e projetos para revitalizar bacias hidrográficas, estudos e pesquisas em recursos hídricos, fortalecimento das políticas públicas, ações de adaptação e mitigação de situações de emergência ambiental, dentre outras.

Com a aprovação, serão beneficiados programas como Barraginhas, Taquarussu – fonte de vida, Semana Estadual da Água, fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas e criação de novos, contratação de brigadistas de combate a incêndios florestais , dentre outros. “Os recursos do Fundo viabilizam a implementação dos instrumentos da Política Estadual dos Recursos Hídricos, que visa garantir água em quantidade e qualidade para os mais diversos usos”, destacou Aldo Azevedo, secretário executivo do Conselho. 

FERH 2014

Na ocasião, a secretária da Semarh, Meire Carreira, esclareceu que a medida provisória de setembro do ano passado, que extinguia tanto o Conselho quanto o Fundo de Recursos Hídricos, não tem mais validade. Os repasses para o Fundo já foram normalizados desde o início do ano.

“Desde que assumimos a Secretaria, procuramos empregar todos os esforços para recuperar os recursos do FERH e manter o funcionamento do Conselho. Também vamos procurar acionar judicialmente os gestores envolvidos na retirada dos mais de R$ 7 milhões do Fundo para que sejam responsabilizados”, reforçou Meire. (Ascom Semades)