Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ceip - Centro de Internação Provisória de Palmas transformou-se em um verdadeiro salão de beleza na manhã desta terça-feira, 9. O “Dia de Beleza”, promovido pelo Serviço Social Criminal e Serviço Social da Infância e Adolescente da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em parceria com o Instituto Embelleze, oferece escova e maquiagem para as adolescentes em conflito com a lei.

De acordo com a assistente social do Serviço Social Criminal, Simone Martins, a atividade acontece até quarta-feira, 10, dividida em dois momentos: um com escovas no primeiro dia e maquiagem no segundo. Segundo ela, o objetivo é de melhorar a autoestima das adolescentes, além de promover um momento de descontração. “Elas não têm acesso ao espelho a semana toda, somente no sábado. Então, foi uma oportunidade de grande valor para elas porque são detalhes que fazem a diferença. Foi um momento para resgatar a autoestima, onde elas puderam se sentir mais  bonitas e valorizadas”, afirma Simone.

A estudante R.M.S, 16 anos, considera-se bastante vaidosa e comemorou a iniciativa da DPE-TO. “A gente gosta de se cuidar, de ficar bonita, mesmo estando aqui. Gostei muito dessa homenagem do Dia da Mulher e acho que poderia ter mais vezes”, declara a jovem. Além dos momentos de beleza, foi realizado sorteio com distribuição de brinde e roda de conversa, com a participação da estagiária Dalila Vargas e das assistentes sociais Jorcia de Sousa e Simone Martins.

Durante a ação, doze formandas do Instituto Embelleze participaram como cabeleireiras voluntárias. Segundo a supervisora comercial do Instituto, Geane Silva, o “Dia de Beleza” foi importante não só como uma atividade prática, mas também como uma ação solidária. “Ainda não tínhamos tido a oportunidade de proporcionar momentos de beleza como estes. É muito interessante porque estamos sendo úteis para quem realmente não tem condição. Algumas alunas até se emocionaram pelo prazer e satisfação em servir. Já queremos voltar de novo”, considera Geane.

Dia da Mulher

As regionais do interior também celebraram o Dia da Mulher. Em Porto Nacional, a Diretoria Regional ofereceu um café da manhã na segunda-feira, 9,  para as Assistidas e Servidoras. Para tornar especial a comemoração para as mulheres que estão presas, a equipe da Defensoria Pública em Tocantinópolis realizou programação com cuidados de beleza para as reeducandas da Cadeia de Palmeiras no dia, 05. Na ocasião, foram entregues kits de crochê para as reeducandas.

E com o tema “A importância da mulher na sociedade”, foram realizaram atividades nas Defensorias Públicas em Araguatins e Tocantinópolis  com os Assistidos. Em  Araguatins foi realizada uma palestra no dia 4, conduzida pelo assistente social Jean Bezerra da Silva e a pedagoga Vânia Batista Nogueira Delfino. “Foi interessante porque houve uma participação efetiva dos homens durante a palestra, alguns afirmaram que o trabalho da Defensoria Pública demonstra que a Instituição se importa com as mulheres”, ressaltou a pedagoga.

A equipe multidisciplinar em Tocantinópolis, composta pela psicóloga IzabelSaboya, o pedagogo Valdoci Feitosa de Souza e a assistente social Aline Machado Moreno, também realizou palestra com os Assistidos na sede.