Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Carlos Magno

Os candidatos convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Defesa Social do Tocantins já se preparam para esta fase importante do certame. As provas acontecerão do dia 14 ao dia 18 deste mês, na Escola de Tempo Integral Eurídice Melo, em Palmas. Participarão desta fase, os candidatos aos cargos de Técnico em Defesa Social e Técnico Socioeducador, aprovados na Prova Objetiva dentro do quantitativo de duas vezes o número de vagas da ampla concorrência, em ordem de classificação, considerando os empatados na última posição. A lista já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Conforme o edital, o Teste de Aptidão Física possui caráter eliminatório e tem por objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades. A chamada será por ordem alfabética. No fim da avaliação não serão atribuídos pontos ou notas, sendo o candidato considerado apto ou inapto.

Em Palmas, vários candidatos formaram grupos de treinamento com foco nesta etapa. Um desses grupos faz as atividades no Espaço Cultural.  A preparação física acontece três vezes por semana, durante uma hora e meia. A preparadora física, Nielma Araújo, trabalha há mais de um ano com um destes grupos em Palmas e conta que os candidatos devem ter um preparo físico específico, de acordo com o que o edital requer. “Trabalhamos o fortalecimento dos membros superiores para fazer flexão e os inferiores também, marcamos o tempo que vai ser pedido no teste, para fazer uma pré-avaliação dos candidatos”, explicou.

O TAF pede 12 flexões para as mulheres, além de 20 abdominais; já para os homens, são 15 flexões e 25 abdominais, em um minuto. Na modalidade de corrida, exigida também para ambos os sexos, o edital determina distância mínima de 1.400 metros para as mulheres e 1.900 metros para os homens, num tempo de 12 minutos.

O professor de Educação Física, Wilson Domingos, destaca algumas orientações aos candidatos para os dias que antecedem a prova. “É recomendável que os candidatos tenham uma alimentação leve, durmam bem nos dois dias anteriores, além de não esquecerem a documentação exigida e o atestado médico”, orientou. No dia do teste, o candidato apresentará, além do Atestado Médico, o documento de identidade original e assinará a lista de presença. Ele chama atenção ainda quanto aos trajes utilizados para a prova, que conforme o edital podem ser  camiseta, calção, short ou bermuda,  legging, meias e tênis.

Expectativa

Com dedicação, a operadora de telemarketing, Márcia Vânia Oliveira, de 28 anos, conta que está se preparando desde dezembro. “Comecei desde antes da convocação para a prova porque acredito que é preciso muita dedicação para esta fase, minha meta é estar preparada para passar”, disse. A busca da tão sonhada estabilidade profissional é uma das motivações de Vânia. “Com certeza estou focada e concentrada para conseguir ingressar no serviço público como concursada”, disse.

Também está na expectativa, o contador Denilson Marinho, de 33 anos, que conta estar se preparando também com outros colegas nos dias que o grupo não se reúne. “Treino em casa também, caminho na Praça dos Girassóis, além do grupo porque minha expectativa é de aprovação 100%”, disse.

O resultado preliminar do TAF está previsto para ser divulgado até o dia 20, conforme o cronograma. Após a realização dos testes, será aberto prazo para recursos. Os interessados em ingressar com recursos terão prazo de 23 a 24 de março.

O concurso

O concurso da Defesa Social teve mais de 42 mil inscritos do País inteiro que concorreram a 1.250 vagas. As provas objetivas foram realizadas em dezembro do ano passado, pela empresa contratada para realização do certame, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). O certame, porém, foi alvo de um impasse em razão da inadimplência deixada pelo governo anterior com a empresa, que chegou a paralisar o concurso.

O governador Marcelo Miranda, assim que assumiu, determinou que todas as medidas fossem tomadas para continuidade do concurso. A atual gestão negociou a dívida e foi assinado um Termo de Ajuste e Conduta (TAC), garantindo seguimento aos trâmites da seleção. (Secom-TO)