Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Priscila Cavalcante

Instituições de ensino e empresas interessadas em contratar estagiários e estudantes que queiram pleitear as vagas oferecidas contam com um novo portal com esta finalidade: o Sistema Nacional de Estágio (SNE). Acessado por meio do endereço sne.iel.org.br/sne/to , o portal foi apresentado para cerca de 30 representantes da área de Recursos Humanos de empresas de Palmas na manhã desta quinta-feira, 12/03, no prédio sede do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), promotor do evento.

O SNE possibilita o acesso aos documentos para contratação, quadro de vagas abertas pelas empresas, histórico de desempenho do aluno para as instituições de ensino, entre outros documentos e informações pertinentes à contratação de estagiários. Os usuários devem se cadastrar gratuitamente no primeiro acesso informando o número de seu CPF e senha ou utilizar a senha disponibilizada pelo IEL, no caso das empresas já cadastradas no banco de dados do instituto (a senha pode ser modificada posteriormente).

A ferramenta propõe atender necessidades de todos os envolvidos na contratação de estágio, conforme explicou a coordenadora de Estágio do IEL, Ilana Farias. O estudante/ estagiário tem total autonomia de se cadastrar, fazer cursos gratuitos online e se candidatar às vagas.

A instituição de ensino pode firmar o convênio por meio do site facilitando o acesso ao serviço em unidades do interior do estado, além de acompanhar toda a evolução de seus estudantes (quem está passando nas entrevistas, confirmação de matrícula quando o estudante já está em campo, etc).

Para as empresas, todo o processo que envolvia ligações e envio de e–mails para o IEL foi disponibilizado no portal com comodidade e facilidade. Dentre as funcionalidades que abrangem, por exemplo, controle de recesso e avaliações semestrais, a coordenadora administrativa do Conselho Regional de Contabilidade, Daniela Malaquias, destacou a facilidade e rapidez em emitir e pagar os boletos referente à contribuição da empresa. “Está tudo ali em nossas mãos, a qualquer hora, a possibilidade de visualizar estes documentos já e um grande avanço”, disse.

No evento também foi citado o Prêmio IEL de Estágio, uma iniciativa do Núcleo Nacional da instituição. “O objetivo do Prêmio é reconhecer as boas práticas das empresas, das instituições de ensino e também do estagiário em 4 categorias: Sistema Indústria, Micro, Pequena e Média Empresa”, explicou a coordenadora do IEL, Ilana Farias. O lançamento da premiação está previsto para o final de março. Os primeiros colocados concorrem a uma etapa nacional. 

Tags: Fieto, IEL