Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Frederick Borges

Policiais militares do grupo de abordagem do 1° Batalhão de Polícia Militar do Estado do Tocantins (1° BPM) estão participando de curso de capacitação e preparação técnico-profissional de patrulhamento tático. O curso é destinado para 31 policiais e tem o objetivo de capacitar e prepará-los para enfrentar a criminalidade.

Segundo o coordenador do curso, tenente Jonnathan Pires, os policiais formados trabalharão na cidade de Palmas, em todo o Plano Diretor, Taquaralto e Aurenys. “Após o curso, os policiais estarão capacitados a agirem de maneira mais técnica diante de situações com um grau maior de dificuldade. O policial poderá enfrentar melhor a criminalidade, dará apoio às viaturas de área, fazendo o patrulhamento tático e transmitindo maior sensação de segurança para a população”, ressalta.

O coordenador conta que a intenção do Comando Geral da Polícia Militar é ofertar o curso de patrulhamento tático para todos os batalhões espalhados nos 139 municípios do Estado.

Há 23 anos na Polícia Militar, sendo 20 deles servindo no 1° BPM, o 3° sargento Joserlândio Neudo Pereira, avalia que o aprendizado vai resultar em policiais melhor preparados para enfrentar o crime. “O curso de patrulhamento tático nada mais é que a busca do conhecimento técnico, com o objetivo de melhor servir a comunidade tocantinense. Nós, policiais militares, trilhamos por uma faixa estreita entre o erro e o acerto, e nós não podemos errar, porque o nosso erro pode ceifar vidas. Daí a necessidade de buscar o conhecimento técnico e o aprimoramento”, reforça.

O sargento Almir Dias conta que o curso capacita os policiais tanto para oferecer segurança para a população como para eles próprios. “Estamos aprendendo essa doutrina, que dará mais segurança para nós e para a comunidade. Estamos aprendendo técnicas para melhorar nossa abordagem, e quem ganha com isso é a sociedade”, destaca.

Disciplinas

O curso teve início no dia 23 de fevereiro e será encerrado com a formatura no dia 23 de março. A carga horária total é de 400 horas/aulas. As disciplinas ministradas no curso de patrulhamento tático são: doutrina de patrulhamento tático, noções de primeiros socorros, direitos humanos na atividade policial, procedimentos iniciais em situações de crise policial, noções de controle de distúrbio civil, natação utilitária, procedimentos e técnicas gerais de abordagens (pessoas e veículos), noções de direção defensiva e evasiva aplicada à atividade policial, armamento, equipamento e tiro policial, defesa pessoal policial e técnicas de imobilização, patrulha policial (urbana e rural), noções de orientação e sobrevivência no cerrado, educação física militar, noções de locais de ocorrências com artefatos explosivos, escoltas diversas, identificação veicular e, por fim, estágio operacional. (Secom-TO)