Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Para combater a criminalidade, equipes do 3º Batalhão da Polícia Militar realizaram de 12 a 14 de março, em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama, a “Operação Bom Jesus”.

No trabalho foram empregados policiais que estavam na escala de plantão, além de militares que trabalham no setor administrativo e homens da Cipra – Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental. Ao todo foram utilizadas oito viaturas e duas motos na operação.

A ação policial teve cerca de 80 abordagens a pessoas em bares, espaços para festas e outros locais onde ocorriam grande aglomerações. Também foram abordados veículos. A operação resultou em prisões e apreensões de droga, veículos e duas armas brancas.

Na quinta-feira, 12 de março, por volta de uma hora da madrugada, próximo ao Parque de Exposições Agropecuárias de Pedro Afonso, o pintor Jefferson F. L., 20 anos, foi preso em flagrante por porte de entorpecente e de arma branca. Com ele, os militares encontraram uma porção de maconha, uma faca e um narguilé (cachimbo de água utilizado para fumar tabaco e outras drogas).

Em outra ocorrência na sexta-feira, 13, em Bom Jesus do Tocantins, os policiais militares detiveram um homem por desobediência e resistência à prisão. Por não apresentar os documentos da moto que conduzia e não ter habilitação, o rapaz também teve a moto apreendida. Com ele ainda foi encontrado um canivete.

Ainda durante a “Operação Bom Jesus” as equipes do 3º BPM apreenderam quatro motos por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como a falta de documentação dos veículos e por condução de veículo sem carteira de habilitação.O subcomandante do 3º BPM, Capitão Reis, informou que foram realizados todos os procedimentos previstos em lei em relação às pessoas detidas. Já os veículos apreendidos foram conduzidos ao pátio do 3º BPM, em Pedro Afonso.

Bons resultados

O comandante do 3º BPM, Major Miranda, destacou a receptividade das pessoas que elogiaram a presença da Polícia Militar durante a “Operação Bom Jesus”. Ele lembrou que nas abordagens os militares explicaram os motivos da ação policial.

“O saldo da Operação Bom Jesus é muito positivo, pois normalmente nos finais de semana após os pagamentos do Governo do Estado, das prefeituras e das empresas privadas, aumenta o fluxo de pessoas nas cidades e, quase sempre há mais ocorrências policiais. A presença da PM inibiu a ação de pessoas mal intencionadas”, explicou o Comandante.

O Comandante do 3º BPM aproveitou para informar que além do trabalho de patrulhamento feito diariamente, a PM está realizando um trabalho mais intensivo de segurança em Bom Jesus do Tocantins, onde neste ano foram registrados três homicídios. “Proporcionalmente não é um número tão grande de homicídios, mas como a cidade é pequena esses crimes chamam atenção da população. Estamos sensíveis ao pedido dos moradores e vamos intensificar ainda mais a presença da PM não apenas em Bom Jesus, como também nas demais cidades de nossa área de atuação. Vamos combater pequenos delitos, geralmente praticados por dependentes que furtam para manterem o vício em drogas”, concluiu.

Operação Pagamento

Também na última semana, as equipes do 3º BPM realizaram a “Operação QSJ” nas 11 cidades da área de abrangência da unidade. O objetivo é prevenir, principalmente, tentativas de roubos a instituições financeiras como bancos e correspondentes bancários. Não foi registrada nenhuma ocorrência durante o trabalho. (Ascom 3º BPM)