Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Na quinta-feira, 19, é comemorado  o dia do Padroeiro de Palmas, São José. Neste dia, os católicos de Palmas preparam o festejo dedicado ao santo que já acontece por 25 anos na Paróquia São José. 

Neste ano, a festa começou em oito de março e segue até o dia 19. No dia do padroeiro, a movimentação será iniciada às 17 horas com uma  carreata saindo do santuário de Nossa Senhora de Fátima (308 Sul Alameda 07) com destino final na Paróquia São José, para missa de encerramento presidida pelo arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

Novenas e quermesse

Todas as noites durante o festejo, a partir das 19 horas, têm novena e missa. Já a quermesse começou no último fim de semana, 14 e 15, e prossegue nos dias 18 e 19, logo após a celebração da Santa Missa.

Como é tradição durante os festejos, a quermesse conta com barracas de comidas típicas, onde são vendidas diversas iguarias, como cachorro – quente, sucos e refrigerantes, pastel, carne na chapa, arroz maria isabel, caldos, bolos, tortas e doces. Além disso, tem brincadeiras para a criançada, pula-pula, leilões e show com artistas locais. Para movimentar ainda mais o festejo, uma rifa no valor de dois reais, que dá direito ao participante de concorrer ao sorteio de vários prêmios e um carro zero km, está sendo vendida pelas pastorais e movimentos da igreja. 

A programação envolve 27 equipes e 400 voluntários.

Programação 

10/03 a 18/03 – Novena e Missa com início às 19h;

14/03 a 15/03 – Novena, Missa e Quermesse com início às 19h;

18/03 – Novena, Missa e Quermesse com inicio às 19h;

19/03 – 17h - Carreata com saída do Santuário de Nossa Senhora de Fátima (308 Sul Alameda 07) com destino final na Paróquia São José, para missa de encerramento presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, logo após quermesse e show católico com as bandas Missão Sacramento e Clave.