Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que quatro unidades sentinelas da Capital estarão abertas nesta sexta-feira, 19, feriado de São José, padroeiro de Palmas. São elas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 61 (503 Norte); Eugênio Pinheiro, localizada no jardim Aureny I; Taquari e Walter Pereira Morato, no distrito de Taquaruçu (essa última funciona 24 horas). Essas unidades também funcionarão neste final de semana, das 7h às 19 horas, e atenderão pessoas de qualquer área de abrangência.

Nos dias úteis, Palmas conta com 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas em todas as regiões da Capital e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Norte e a Sul para atender a população da cidade.

A Semus ainda alerta que caso a pessoa tenha sintomas como coriza, febre e tosse, ela deve procurar uma das 34 USFs. Já em casos mais graves, quando o paciente apresenta sintomas como: coriza, febre, tosse e falta de ar, ele deve buscar atendimento na UPA Norte ou na UPA Sul.

Como fazer os testes?

O teste está disponível nas 34 USFs de Palmas em dias normais. Ao apresentar os sintomas da Covid-19, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde da Família no horário de funcionamento das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e agendar a realização do teste da Covid-19. Já nos finais de semana e feriados, os atendimentos são oferecidos pelas unidades sentinelas.

Dúvidas

Para esclarecer dúvidas sobre sintomas, sobre como e onde obter atendimento ou realizar testes de Covid-19 na Capital, basta entrar em contato pelo DisqueZap Coronavírus Palmas pelos telefones (63)3218-5643 ou 3218-5458 das 7 às 19 horas, por mensagem de whatsapp (todos os dias) ou por ligação de segunda a sexta-feira.

No link https://coronavirus.palmas.to.gov.br é possível consultar dados sobre a doença na Capital e ler respostas a perguntas frequentes. (Secom Palmas)