Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

Com inscrições abertas até o próximo dia 20 de março, o curso de formação de professores de Educação Física em esportes paralímpicos teve sua programação e carga-horária alteradas. De acordo com a Diretoria de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a mudança foi determinada pela Academia Paralímpica Brasileira, o que afeta diretamente a aplicação dos cursos.

De acordo com a técnica do setor de Desporto Escolar, Soraya Tomaz, por determinação da APB, os certificados serão emitidos por uma carga-horária maior. “Antes os participantes poderiam escolher duas das três modalidades oferecidas para cursar. Agora, devem escolher apenas uma delas”, explicou.

Conforme a programação da formação, são ofertados cursos para as modalidades de Atletismo Paralímpico, Bocha Paralímpica e Voleibol Sentado. Todos os cursos serão aplicados durante o segundo e o terceiro dia da capacitação, 31/03 e 01/04, respectivamente.

A técnica da Seduc reforçou a necessidade de os participantes se atentarem ao período de credenciamento para as palestras e cursos da formação. “O credenciamento é feito no dia 30, primeiro dia de curso, das 7h às 8h, imediatamente antes das primeiras palestras”, completou.

Formação e inscrições

Com um quadro de palestras diversificado, a formação em esportes paralímpicos contará com temas como Estrutura e Organização do Esporte Paralímpico e Aspectos Gerais da Classificação Funcional, ambas realizadas no dia 30/03, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Tanto o credenciamento quanto as palestras serão realizados no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas.

Entre os dias 31/03 e 01/04, serão realizados os cursos nas respectivas modalidades paradesportivas. As aulas sobre Atletismo Paralímpico serão no próprio QCG, enquanto as aulas de Bocha Paralímpica e Voleibol Sentado serão realizadas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), durante todo o dia.

Os interessados em participar do Curso de Iniciação Paralímpica devem encaminhar um email para o endereço parajets@gmail.com. (Ascom / Seduc)