A comunidade católica de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins celebra hoje a devoção a São José, padroeiro da cidade. O município, que já teve o nome do padreiro, cativa a devoção ao santo há mais de 100 anos.
O festejo também faz reflexão sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2015, "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e "Eu vim para servir", respectivamente. "Este também é o momento intensificarmos a comunhão com a Igreja do Brasil", ressalta o padre Gleibson Moreira Almeida, responsável pela comunidade.
Segundo o pároco, cerca de 2.000 pessoas participam todas as noites da novena, que iniciou no último dia 10. "É uma manifestação de muita fé e de muito amor" comemora o padre diante da participação expressiva da população local e das cidades circunvizinhas. Ele ressalta ainda que "a novidade deste ano é o bingo de um carro zero km, modelo Uno", no último dia do novenário.
A festa termina no dia 20/03 com a missa dos romeiros às 9 h, na Igreja Matriz.
Programação do dia 19.03
07 h Missa na Igreja Sagrada Família
09 h Missa no povoado Missões
14 h Leilão de gado no Parque de Exposições
16 h Batizados na Igreja Matriz
19:30 h Missa Solene de encerramento do novenário , na Igreja Matriz
Dianópolis
Oriunda da extração do ouro no século XVII, Dianópolis têm 130 anos de emancipação política. Como referência ao padroeiro, já foi chamada de São José do Ouro e São José do Duro.
A cidade de Dianópolis está localizada a 338 km da Capital, Palmas.