Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dados do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal – Módulo PMTO, ligado ao Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP mostram a atuação da Polícia militar nos meses de janeiro e fevereiro. Uma das modalidades de crime com redução foi o roubo a instituição financeira, que teve redução de 35,71%, com registro de 14 ocorrências nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, caindo para 9 registros no mesmo período de 2015.

Já o crime de roubo em estabelecimento comercial ou de serviços teve queda de 21,88%. Roubo de veículos teve diminuição de 13,48%. Dano ao patrimônio público teve redução surpreendente de 82,44%, sendo 131 ocorrências registradas em 2014 (janeiro e fevereiro), caindo para 21 registros em 2015, mesmo período.

Outra diminuição significativa foi em relação aos crimes contra o meio ambiente, de 26 registros (jan/fev 2014) para 09 registros (jan/fev 2015). Não houve registro do crime de roubo em transporte coletivo nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, redução de 100% se comparado ao mesmo período do ano passado, com 4 ocorrências.

A apreensão de crianças e adolescentes, classificada como ato infracional, foi outra modalidade diminuída, com queda de 22,46%. Nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado, 138 crianças e adolescentes foram apreendidos, já no mesmo período de 2015 esse número caiu para 107 apreensões. O crime de moeda falsa reduziu de 14 registros (jan/fev 2014) para 06 registros (jan/fev 2015). O crime de extorsão mediante sequestro, considerado hediondo, não foi registrado no Tocantins nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

No mês de fevereiro de 2015, a Polícia Militar abordou 16.488 pessoas, 9.538 veículos suspeitos, realizou ainda 5.718 abordagens de veículos em vistoria de trânsito, um trabalho preventivo que pode resultar na prisão de criminosos, apreensão de armas e drogas. Além do policiamento ordinário, foram 110 ações em apoio a outros órgãos, 279 policiamentos em eventos, 367 averiguações e 52 operações policiais.

Outra estatística que merece destaque é em relação aos veículos. Do quantitativo dos veículos furtados/roubados, 56,57% foram localizados ou recuperados. Ou seja, dos 99 veículos furtados ou roubados no mês de fevereiro do corrente ano, 56 foram localizados ou recuperados pela PM. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram 937 adultos presos em flagrante, 107 apreensões de menores em flagrante de ato infracional, 36 presos em cumprimento de mandado judicial, além da prisão de 08 foragidos da justiça.

A PM também apreendeu, nos dois primeiros meses do ano, 74 armas de fogo e 107 armas brancas, num total de 181 armas apreendidas. Material que possivelmente seria usado para a prática de crimes e atos infracionais.

De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar – coronel PM Glauber de Oliveira Santos, os dados apontados demonstram a constante atuação da PM na preservação da segurança e da ordem pública no estado do Tocantins. “O trabalho da Polícia Militar não para. Em nossa instituição temos homens e mulheres comprometidos em prestar um trabalho de qualidade à população”, destacou o comandante.

Os dados e as estatísticas sobre a atuação da Polícia Militar podem ser acompanhados mensalmente em uma nova ferramenta disponibilizada no site institucional www.pm.to.gov.br. Acesse, na barra principal, o link Serviços, opção “Saiba o que a PM está fazendo por você”.