Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Com o objetivo de formatar um modelo para a agência de Desenvolvimento da região do Matopiba, aconteceu na manhã desta de segunda-feira dia 23, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) uma reunião que contou com representantes de dez intuições. A intenção é que até quinta- feira, dia 26, o grupo de trabalho tocantinense encaminhe uma proposta para o ministério da Agricultura e apreciação dos governadores dos estados que fazem parte da região.

Para o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros a criação da agência irá resolver os conflitos existentes com relação à competição de limites e ainda promover o desenvolvimento da região, com investimentos na infraestrutura, educação, saúde e das instituições sociais. “A criação desta agência trará oportunidades de crescimento e progresso para a nossa população”, afirmou.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Corombert Leão, o objetivo do encontro é discutir questões como foco, identidade jurídica e operacionalidade da agência. “Precisamos caracterizar esta agência, de forma que isso promova o nosso desenvolvimento sustentável, 137 municípios do nosso estado fazem parte desta região e a criação da agencia promoverá o surgimento de mais empresas, geração de mais empregos e diversificação de negócios”, explica o engenheiro.

A região Matopiba é conhecida como última fronteira agrícola em expansão no mundo e contempla municípios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui 250.238 estabelecimentos agropecuários, com aproximadamente 7 milhões de hectares de área plantada. Para a Safra 2014/2015 os quatro estados deverão apresentar um aumento de 7,9% na produção de grãos. O cultivo da região é diversificado e tem a soja, o milho, o algodão e o café como principais produtos.

Participaram da reunião representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Procuradoria Geral do estado (PGE), Instituto de Terras do Estado do Tocantins (lntertins), Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), secretaria de desenvolvimento e Turismo (Sedetur), Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Sindicarnes , Grupo Manara além de técnicos da Seagro. (Ascom Seagro)