Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Priscila Cavalcante

Em evento na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) com empresários e membros de associações comerciais e da realizadora do evento, a AJEE Tocantins, o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Osires Damaso (DEM), assegurou na manhã desta terça-feira, 24/03, a ampla discussão de matérias relativas a tributação com os representantes da classe empresarial, antes das votações na Casa de Leis.

O compromisso foi feito no momento de perguntas e respostas entre os empresários e o presidente da AL durante o Café Político. O intuito do evento é proporcionar a aproximação das entidades empresariais com os agentes políticos, permitindo a participação no desenvolvimento de políticas públicas para jovens empreendedores, de acordo com o presidente da AJEE-TO, Alan Cardoso. O deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) também participou do evento.

Representando o presidente da Fieto, Roberto Pires, o empresário e vice-presidente da Federação, Sérgio Tavares, falou sobre a atuação do segmento industrial junto aos governos. “Essa integração e aproximação entre o setor produtivo, o Parlamento e o Executivo tem que haver constantemente, pois é fundamental para o desenvolvimento do estado. O setor produtivo é que fomenta o desenvolvimento e a indústria enriquece o estado”, disse.

Osires Damaso ressaltou ainda a importância das entidades “provocarem” os parlamentares para que seja possível o entendimento do governo do Estado com o empresário a fim de que as leis possam realmente dar condições de fomentar a economia. Instituições como a Associação Comercial e Industrial de Palmas, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Tocantinense de Supermercados, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico foram representadas no evento.

Programa Minha Primeira Empresa 

Um primeiro projeto apresentado por Cardoso aos empresários e ao representante da Assembleia Legislativa, é o Programa Minha Primeira Empresa, voltado à capacitação de empreendedores e incentivo à criação e a formalização da primeira empresa. Criado em 2011 pela AJE Goiás, será desenvolvido com apoio da Confederação Nacional dos Jovens Empresários em todas as regiões do país proporcionando aos potenciais empreendedores, condições mais competitivas de inserção no mercado. 

“O programa atua diretamente em gargalos que todo empreendedor jovem enfrenta quando quer montar seu primeiro negócio que é a dificuldade de capacitação, falta de experiências, de acesso ao crédito. Para isso, trabalha em 6 eixos e prevê uma parceria com o Governo para oferta de uma linha de crédito subsidiada”, detalha Alan Cardoso. 

A proposta é que o Minha Primeira Empresa seja aberto a todos que tenham idade mínima de 18 anos, que tenham cursado o ensino médio completo e que possuam disponibilidade para frequentar os cursos de capacitação oferecidos. São públicos-alvo os graduandos em cursos ligados à gestão empresarial, pessoas que tenham projetos para empreender, empresários não formalizados e membros da comunidade que busquem sua primeira empresa.