Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Elias Oliveira

Os gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deram início ao projeto que irá transformar o setor nos próximos anos, com a implantação de Escolas de Referência em Educação Integral e Humanizada nas 13 regionais do Estado. A proposta prevê a construção e reforma de unidades escolares, a ressignificação curricular e a formação de professores. “Já definimos os parâmetros para essa nova escola. Agora, com o apoio do governador, vamos trabalhar firmes para que a educação integral e humanizada seja uma realidade em nosso Estado”, diz o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira.

O projeto da Seduc visa implantar pelo menos uma escola de referência em cada regional da Educação, contemplando todas as regiões do Estado. Outra iniciativa será incorporar a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Com esta mudança serão implantados cursos técnicos nas áreas de Agroecologia, Turismo e Hotelaria, Gestão de APL’s, Agroindustrialização e Mineração. “Esses cursos serão implantados seguindo as especificidades e aptidões de cada região. Queremos promover o desenvolvimento com qualidade e sustentabilidade”, explicou o secretário. 

A ressignificação do currículo do ensino médio é outro eixo que começa a ser trabalhado pela Seduc. A ideia é promover uma base curricular diversificada em seus eixos formadores trazendo ao ensino médio novas disciplinas como Ciência, Tecnologia e Inovação; Regionalismo e Desenvolvimento; Expressões Artísticas; Desporto Olímpico e Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental. 

Para discutir e apresentar o novo modelo para o setor educacional do Tocantins, a Seduc vai trabalhar este ano com ações pontuais a exemplo da realização de seminários temáticos de Educação Indígena, Quilombola, Campesina e Especial, além de grandes seminários regionais. O primeiro acontece nos dias 28 e 29 de abril próximo, em Palmas. “Nesse encontro vamos disseminar para todas as escolas e a sociedade o grande projeto do governo de promoção da Educação Integral e Humanizada”, reforçou Adão Francisco. 

Formação de professores

A formação dos profissionais da educação também passará por mudanças significativas. Na área de capacitação serão trabalhadas novas metodologias de ensino de matemática, português e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Seduc também irá promover um aprofundamento teórico e conceitual nos cursos de Pós-graduação e dará atenção especial aos cursos de licenciatura nas áreas de química, física, biologia e matemática. (Ascom Seduc)