Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde alerta meninas de 9 a 13 anos de idade quanto ao prazo para receberem a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), a campanha começou no último dia 10 e vai até o próximo dia 30.

Segundo Lana Quirino dos Santos Viana, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria da Saúde em Gurupi, são mais de duas mil meninas e adolescentes a serem vacinadas, mas até agora apenas cerca de 600 tomaram as doses da vacina.

A vacina está sendo oferecida gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Gurupi, além disso, as equipes responsáveis pela imunização municipal estão passando em todas as 39 escolas da cidade inclusive na zona rural.

A infecção

O HPV causa infecção por quatro tipos diferentes de vírus sendo que em dois deles aparecem verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas. O HPV também é o responsável por 70% dos casos de câncer no colo do útero.

Para ficar imune basta procurar a UBS mais próxima de casa.