Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elias Oliveira

A aula inaugural do Projeto Yoga nos Museus reuniu um bom número de pessoas na área externa do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, em Palmas. A atividade aconteceu na última quarta-feira, 25, e contou com a presença do Secretario de Estado da Educação (Seduc), Adão Francisco de Oliveira, que também responde pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O secretário destacou a retomada das atividades da Secult. “Estamos aos poucos movimentando a Secretaria da Cultura, aproveitando melhor o equipamento cultural do estado, com projetos de baixo custo, mas que atendem diretamente a demanda da população”, ressaltou.

Até o momento mais de 150 pessoas se inscreveram para participar do projeto. Segundo a instrutora de Yoga Sheila Baraky, a grande receptividade e procura para aulas se deve ao estilo de vida que rodeia as novas relações humanas. “Toda essa condição de estresse a que essas pessoas estão submetidas afeta diretamente o sistema nervoso ocasionando diversos distúrbios.  Por meio do Yoga conseguimos acalmar as ondulações da mente, diminuindo esses malefícios”, concluiu.

A psicóloga Kátia Karolina de Souza participou pela primeira vez de uma aula de Yoga e disse que pretende continuar a praticar. “Eu adorei a aula, me senti muito relaxada. Como trabalho na área da saúde e tenho uma rotina estressante tenho certeza que participar das aulas de Yoga vai ser muito proveitoso”, declarou.

Alguns veteranos como a educadora Ana Mary também participaram da atividade. “Pra mim é até complicado falar do Yoga, fico sem palavras. Sou coordenadora em uma unidade escolar, sempre rodeada de muito estresse. Praticar Yoga mudou totalmente a minha vida, tenho mais equilíbrio, sou mais calma, minha postura está melhor e até minha musculatura está mais tonificada”, completou.

O projeto Yoga nos Museus

O Projeto Yoga nos Museus é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e oferece aulas gratuitas de Yoga no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e no Memorial Coluna Prestes.

Para se inscrever é necessário enviar e-mail para o endereço yoga@cultura.to.gov.br solicitando a ficha de inscrição ou acessar o link para preencher diretamente o formulário digital. (Ascom Seduc)