Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma reunião entre o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antônio Hennemann, e o diretor do Comitê Intertribal, Memorial e Ciência Indígena, Marcos Terena, realizada nesta quarta feira, dia 25, consolidou a parceria entre as duas entidades para a realização da Feira Mundial do Artesanato Indígena. O evento é idealizado pelo Sebrae e será promovido paralelamente aos Jogos Mundiais Indígenas, que acontecem em setembro deste ano na em Palmas.

Com a parceria já acertada com a Prefeitura Municipal, o megaevento toma corpo e agora avança na operacionalização das ações. Consultores especializados já entraram em campo auxiliando os artesãos indígenas para encantar os visitantes com seus produtos. “Sem artesanato não tem feira. Sem os índios não tem artesanato. Cabe ao Sebrae, que tem como missão apoiar os pequenos negócios, criar ambiente favorável para que isso aconteça”, pontua o superintendente do Sebrae.

A proposta da instituição é transformar os Jogos num grande campo de negócios. “Uma pesquisa do Governo Federal mostra que o artesanato mais procurado por turistas no Brasil é o indígena. Durante os Jogos, estarão em Palmas mais de dois mil indígenas divididos entre diversas etnias do Brasil e do mundo. A maioria possui peças de artesanato belíssimas. O Sebrae viu nisso uma grande oportunidade de estimular os pequenos negócios. Queremos usar a expertise do Sebrae e transformar a Feira num grande shopping do artesanato indígena, gerando renda e fomentando a economia”, explica Omar Antônio Hennemann.

O diretor do Comitê Intertribal disse que a proposta do Sebrae vem ao encontro da finalidade dos Jogos. “Queremos que os Jogos sejam uma grande celebração da cultura indígena e a Feira terá um importante papel nesse sentido”, diz Marcos Terena.

Na reunião ficou decidido que será criado um grupo de trabalho com representantes do Sebrae e do Comitê Intertribal para organizar a Feira Mundial de Artesanato Indígena. Segundo Terena, o evento começa no dia 15 de setembro com a abertura do Festival Cultural e no dia 18 o início dos Jogos que vão até o dia 27 de setembro. (Ascom Sebrae)