Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fique por dentro de algumas atrações culturais deste final de semana em Palmas. Adiantando, o Sesc oferece nesta sexta-feira, 27, o encerramento do projeto Aperitivo Sonoro do mês de março com a agitação da banda Vassuncê. A apresentação será a partir das 19 horas na unidade Tênis Sesc, localizada no Jardim Aureny III. A entrada é gratuita.

Maçonaria 

A Maçonaria do Tocantins está em festa. No sábado, 28 de março, em Palmas, os membros da Grande Loja Maçônica do Tocantins receberão a maior graduação hierárquica da Instituição Maçônica Universal – investidura no grau 33, e passarão a ser denominados grandes inspetores gerais da ordem.

Os maçons da Grande Loja tiveram cada um, início de incursão variado no aprendizado da filosofia maçônica, alguns a contar de 1984 e outros no transcorrer do interstício mínimo de 81 meses. Os estudos filosóficos se realizaram em Palmas. Durante esse período estudaram a filosofia maçônica, sua liturgia, seu simbolismo, suas leis, sua ritualística e principalmente os métodos de busca e descoberta de seu ser moral a caminho do aperfeiçoamento, e do dever de contribuir com o progresso da humanidade.

Conheça a trajetória dentro da maçonaria

A hierarquia maçônica é constituída por 33 graus interdependentes e inalteráveis do conhecimento que, de algum modo, tem melhorado a situação moral dos homens, para serem ministrados ritualisticamente.

Os graus 1 a 3, da maçonaria simbólica, graus simbólicos ministrados nas lojas simbólicas do rito escocês antigo e aceito, sob a jurisdição dos grandes corpos da maçonaria simbólica; os graus 4 a 33, da maçonaria filosófica são ministrados nos corpos subordinados aos supremos conselhos do grau 33 do rito escocês antigo e aceito (em todo o planeta). os supremos conselhos do grau 33 do rito escocês antigo e aceito são os supremos poderes do rito e deles é que emana toda autoridade maçônica.

Serão investidos no Grau 33, os maçons: Aguinaldo Cardoso Filho, Antonio David Sobrinho, Antonio Geraldo Violato, Didimo Heleno Povoa Aires, Eduardo da Silva Barreto, Jader Ferreira dos Santos, Mario Luiz Pelizari, Milton Cericato, Murillo Faro Cifuentes, Samuel Antonio Basso Chiesa, Saturnino lima Coelho, Sebastião Pelizari Junior, Epitácio Brandão Lopes, Geovanini Soares, Izelmon de Sousa Barbosa, Osmar Gomes da Silva, Frederico de Melo, Sebastião Miranda de Porto.

Estarão presentes autoridades civis e militares. A Cerimônia ocorrerá no Templo maçônico da 208 Sul as 08 horas da manhã  e o Jantar Festivo será no Atrium Eventos as 21 Horas.

Evento importância da arte

O dia da arte, comemorado anualmente pela Nova Acrópole em todas as suas sedes pelo País irá celebrar e relembrar os valores da arte clássica em Palmas. o evento acontecerá no sábado, dia 28 de março, às 18h, na sede da organização.

A programação gratuita contará com audição comentada de peças de Bach, exposição guiada com o tema “Arte no renascimento” e palestra. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. 

Programação importância da arte

Serviço: Dia da Arte - Por que a Arte é importante?
Data: 28 de março de 2015, sábado
Horário: às 18h
Local:Nova Acrópole Palmas - 504 Sul, Av. LO 11, Lt 08 (Rua do Parque Cesamar)
Entrada Franca

Serviço: "Dia da Arte 2015 - Por que a Arte é importante?"
Sábado, 28/03

Horário: a partir das 18h
Local: Nova Acrópole Palmas - 504 Sul, Av. LO 11, Lt 08 (Rua do Pq. Cesamar)

18h – Abertura da exposição guiada “Arte no Renascimento”; 
18h – Audição comentada em homenagem ao aniversário de J. S. Bach; 
20h – Palestra Magna “Por que a Arte é importante?” Com o Diretor Nacional de Nova Acrópole, Luís Carlos Marques.

Exposição de arte no Sesc

Transformar as experiências em obras de arte é o foco da exposição “Cartas de um Náufrago em Mim”, da artista plástica Marina Boaventura. A mostra e instalação começa no dia 27 de março, com vernissage às 19h, na Galeria Sesc de Artes, localizada no Centro de Atividades Sesc Palmas. A visitação é gratuita e estará disponível para visitação até o dia 28 de abril na galeria Sesc de Artes que fica no Centro de Atividades Sesc Palmas, na quadra 502 Norte.

A exposição consta com desenhos, gravuras, aquarelas, colagens, além de objetos como malas e vestidos, produzidos em diferentes fases da vida da artista. De acordo com Marina, “minha arte é embebida do caldo histórico, com minhas paixões, mistérios, lutas, dores, incorpora tudo. E nos momentos de grande turbulência surgem as melhores obras, como expressão da luta travada em meu interior para me expressar. Como as cartas de um náufrago, minhas dores e lutas são transformadas em atuação e produção – em arte”.

Cinema 

O filme Cinderela está em cartaz no Cinemark de Palmas. Numa aventura em 105 minutos, é contada a história de Ella (Lily James) que ao sofrer a morte do pai, sofre nas mãos da madrasta Lady Tremaine (Cate Blanchett) e suas filhas Anastasia e Drisella. Ela ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada doméstica. 

Se preferir dar boas gargalhadas, a comédia Golpe Duplo com o brasileiro Rodrigo Santoro é boa pedida. O longa também tem duração de 105 minutos. Filmes infantis também integram a lista do Cinemark da capital. Tem Frozen, Uma Aventura Congelante e Tinker Bell e a Lenda do Monstro da Terra do Nunca em 3D. Outras opções também são encontradas. 

CineSesc

O CineSesc também tem programação para o final de semana. Para encerrar a Mostra Retrospectiva 2014, o CineSesc selecionou três filmes: “O Gato do Rabino”, “José e Pilar” e “Um Anjo em Minha Mesa”. As sessões serão entre os dias 27 e 29 de março, em dois horários: 16h e 19h30 em Palmas e 16h e 19h em Gurupi. A entrada é gratuita.

Na sexta-feira, dia 27, será exibida a animação “O Gato do Rabino”, dirigida por Joann Sfar. Produzido em 2012, o filme é indicado para maiores de 12 anos e tem duração de 90 minutos.

No sábado, dia 28, o público confere a história “José e Pilar”. O documentário dirigido por Miguel Gonçalves Mendes tem classificação indicativa livre e 125 minutos de duração.

Para encerrar a Mostra, o CineSesc exibe no domingo, dia 29, “Um Anjo em Minha Mesa”. De 1990, o filme é uma produção de Jane Campion. A ficção não é indicada para menores de 16 anos e tem 158 minutos de duração.

Mostra Retrospectiva CineSesc 2014
Local: CineSesc Palmas e Gurupi

27/03 - O Gato do Rabino (Mostra: Outubro Animado)
Palmas: 16h e 19h30
Gurupi: 16h e 19h

28/03 - José e Pilar (Mostra: Literatura em Cartaz)
Palmas: 16h e 19h30
Gurupi: 16h e 19h

29/03 - Um Anjo em Minha Mesa (Mostra: Literatura em Cartaz)
Palmas: 16h e 19h30
Gurupi: 16h e 19h

Eventos futuros

Congresso

Entre dois e cinco de abril acontecerá o 24° Congresso Internacional Liberação Profética pela Igreja de Cristo Ministério Apostólico Mant de Palmas. O congresso será realizado no centro de convenções parque do povo e contará com a presença de apóstolos.

Os apóstolos Bené Silva e Vera Lúcia, além de bispos, pastores e caravana de todo o norte do Brasil. No primeiro dia show com Nívea Soares, segue programação completa do congresso em anexo.   

Paixão de Cristo 

Prevista para acontecer no dia 3 de abril, às 20 horas, no estádio Nilton Santos, o espetáculo da Paixão de Cristo 2015 muda de local e será realizado na Praça dos Girassóis, devido interdição do estádio pelo Corpo de Bombeiros. Para a entrada, será cobrado um quilo de alimento não perecível.

Considerada a maior produção teatral do Tocantins e uma das maiores do País, a peça teatral reúne anualmente cerca de oito mil pessoas para prestigiar o evento e cerca de 300 pessoas no elenco e equipe de produção. Esta é a 13ª edição do espetáculo teatral sacro e o tema é Paixão de Cristo 2015 – “Palmas para essa Paixão”.